conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Pré-candidaturas à Universidade de Aveiro
Quer estudar numa universidade da Europa? A UA está à sua espera!
campus com gente
A Universidade de Aveiro (UA) abriu um período de pré-candidaturas aos seus cursos superiores de 1º ciclo (licenciaturas e mestrados integrados), dirigido a candidatos internacionais. Esta fase de pré-candidatura permite a todos os estudantes internacionais manifestar, desde já, o seu interesse em estudar nesta universidade portuguesa e passar a receber informação e apoio na constituição do seu processo de candidatura. O concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais, para o ano letivo de 2016/17, irá ter a primeira fase de candidaturas aberta no período de 18 a 29 de abril de 2016.

Até à abertura oficial do período de candidaturas, os candidatos internacionais que tenham terminado os seus estudos secundários ou prevejam terminá-los até ao início da fase de candidatura,  e que estejam interessados em frequentar um curso de licenciatura ou mestrado integrado na UA poderão manifestar o seu interesse em frequentar a Universidade de Aveiro por meio do  preenchimento de  formulário de pré-candidatura disponível em http://bit.ly/EIprecandidatura. O processo de pré-candidatura é simples, sem custos e não requer a apresentação de quaisquer documentos.

Já na fase de candidaturas, os candidatos detentores dos seguintes exames nacionais estão isentos da realização das provas de acesso, uma vez que a Universidade de Aveiro reconhece estes exames, permitindo desta forma a candidatura direta aos seus cursos:

Brasil - Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

China - Gaokao

Colômbia - Examen de Estado, pelo Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (ICFES)

Indonésia - Certificado de ensino secundário (Ijazah Sekolah Menengah Atas, SMA) + o exame estatal (Surat Keterangan Hasil Ujian Nasional)

Índia: High School Certificate (Standard XII)

México - Bachiller ou Bachiller Técnico + EXANI II - prova de ingresso pelo Centro Nacional de Evaluación para la Educación Superior- (Ceneval)

Turquia - Undergraduate Placement Examination (LYS)


Sobre a Universidade de Aveiro

Situada no litoral centro de Portugal, a pouco mais de 250 km da capital (Lisboa), a Universidade de Aveiro é uma das mais jovens, dinâmicas e inovadoras universidades do país. Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

Com uma oferta formativa que abrange as áreas da educação, ciências sociais, engenharias, ciências, artes e humanidades, saúde e tecnologias, num total de 51 cursos de graduação (licenciaturas e mestrados integrados) e 106 cursos de pós-graduação (mestrados e doutoramentos), o prestígio da UA tem sido frequentemente reconhecido em rankings internacionais. O mais recente foi publicado em abril de 2015 pela prestigiada revista Times Higher Education (THE) e colocou a UA no 69º lugar do ranking mundial das melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos, baseando-se em indicadores como a qualidade do ensino e da investigação, a inovação e a projeção internacional.

 

Mais informações sobre o estatuto do estudante internacional

O Estatuto do Estudante Internacional estabelece que são por ele abrangidos todos os estudantes que não tenham nacionalidade portuguesa ou nacionalidade de um estado membro da União Europeia. Os candidatos não deverão, tão pouco, ter residência em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que se candidatam.

Podem candidatar-se às vagas disponibilizadas nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado os estudantes internacionais que reúnam as seguintes condições:

Sejam titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino que lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;

Sejam titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.

Consulte o site do Estudante Internacional para mais informação sobre este estatuto e sobre o processo de candidaturas.

Mais informações poderão ser solicitadas pelo e-mail internationalstudents@ua.pt

imprimir
tags