conteúdos
links
tags
Conferências
Post-ip Recitais-Conferência
Recital-conferência sobre relação entre música e dramaturgia: Fundamentos para uma interpretação de 'A Vingança da Cigana' de António Leal Moreira
DECA
Realiza-se no dia 4 de março, às 16h30, no Estúdio de Som do Departamento de Comunicação e Arte, o Recital-conferência "Relação entre música e dramaturgia: Fundamentos para uma interpretação de 'A Vingança da Cigana' de António Leal Moreira", que conta com a participação da soprano Sara Braga Simões e de Rui Martins ao piano, organizado pelo grupo Post-ip. O grupo Post-ip é um grupo composto por mestrandos e doutorandos da área de música do DeCA. A entrada é livre.

O presente recital-conferência vem descrever alguns processos e decisões referentes ao estudo de preparação de excertos da obra ‘A vingança da Cigana’, de António Leal Moreira - no âmbito de uma investigação artística sobre a obra dramática deste compositor. Na presente investigação fez-se o estudo da relação entre a narrativa dramática e a narrativa musical da obra ‘A Vingança da Cigana’, analisando a forma como o compositor fez o tratamento musical da narrativa literária, quer no que toca ao argumento quer no que toca às características psico-sociais das personagens.

Assim, pretendeu-se perceber que características específicas da linha vocal ou da linha instrumental/orquestração o compositor escolheu para dar expressão a características de personalidade, de pertença a uma determinada classe social, sentimentos, sensações ou ainda para expressar algo específico do argumento do libreto utilizado - da autoria de Caldas Barbosa. A partir dessas informações encontraram-se orientações que serviram como fundamento para a apresentação de uma interpretação (performance) informada de excertos da obra.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias