conteúdos
links
tags
Distinções
Tese de mestrado de Fábio Alves cativa júri do concurso
Estudante do Departamento de Engenharia Mecânica vence Sqédio Simulation Guru
Fábio Alves
Fábio Alves, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA), é o grande vencedor do Concurso Sqédio Simulation Guru. Criado pela Sqédio, uma empresa focada na construção do soluções de software e serviços de forma a aumentar a qualidade de produto, o concurso pretende reconhecer projetos onde as ferramentas de simulação SolidWorks desempenhem um papel fundamental.

Na sua dissertação de Mestrado, um trabalho orientado pelos docentes Mónica Oliveira e Carlos Relvas, Fábio Alves utilizou o SolidWorks Flow Simulation para avaliar a possibilidade de introdução de alternativas de design que facilitassem o arrefecimento em funcionamento da impressora 3D BeeTheFirst.

Depois de instrumentar o equipamento e analisar os resultados, o estudante do Departamento de Engenharia Mecânica da UA criou um modelo virtual no SolidWorks e utilizou as capacidades de análise CFD do Flow para estudar diversas opções de design com impacto na transferência térmica. Os resultados obtidos no Flow em diversos cenários de estudo foram muito consistentes com as experiências físicas na configuração inicial, permitindo a extrapolação com confiança para iterações de design alternativas com melhor comportamento térmico.

Henrique Pires e Pedro Alves, estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, conquistaram, respetivamente, o 2º e o 3º lugar do concurso com os projetos “Otimização de dispositivo para ciclismo adaptado” e “Ensaios de fadiga a um quadro de bicicleta”. 

imprimir
tags
outras notícias