conteúdos
links
tags
Conferências
Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística (CIRC)
Concerto Comentado "Jazz Brasileiro com o Duo Paula Faour e Guga Mendonça"
Duo Paula Faour e Guga Mendonça
Realiza-se no dia 20 de abril, pelas 15h00, no Departamento de Comunicação e Arte da UA, um Concerto Comentado de Jazz Brasileiro com o Duo Paula Faour (UNRIO) e Guga Mendonça (UETJ). Inserido no Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística, o concerto terá a duração de aproximadamente duas horas. A entrada é livre.

O Brasil tem uma grande diversidade de gêneros musicais populares, hoje o samba e a bossa-nova são os mais divulgados. Em outras décadas gêneros do nordeste brasileiro já foram os mais exportados, mais notadamente o baião. Hoje, um gênero do final do século XIX, conhecido como choro - ou chorinho - ganhou novo fôlego no Brasil e vem sendo muito divulgado também no exterior.

Tem sido interesse entre músicos e compositores o entendimento de gêneros da música popular brasileira, aqui no Brasil e também fora, onde festivais de música e programas de extensão universitária, reservam datas e matérias exclusivas para a música brasileira.

Heitor Villa-Lobos, célebre compositor do Nacionalismo Brasileiro, buscou na música popular e folclórica brasileira fonte de inspiração para a produção de sua obra. Na cidade do Rio de Janeiro o afluxo de instrumentistas e compositores oriundos de todo o mundo são encontrados em busca de informações e apresentações sobre estes gêneros populares.

A literatura não contempla suficientemente o entendimento de tais gêneros, pois normalmente os trata de maneira compartimentada, tratando separadamente a história, os intérpretes, uma ou outra maneira de acompanhamento e muitas vezes contemplando apenas um instrumento e deixando de lado outros importantes aspectos destes gêneros populares, além de não trazer exemplos de maneira muito didática, tendo o estudante que procurar em um conjunto muito grande de obras a ilustração do que é dito na literatura.

Assim, o Duo Paula Faour e Guga Mendonça procura ilustrar de modo global aos interessados em música e em música brasileira estas manifestações culturais, propiciando um panorama e referências para este entendimento da música popular brasileira, com exemplos específicos dentro dos arranjos e composições do repertório do duo, na formação instrumental para Piano e Guitarra Elétrica/Violão, abordando, além do arranjo musical para esta formação, aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e de improvisação/composição, referentes a estes gêneros brasileiros

Primeiro discorre-se sobre um tema, exemplificando-o de seguida com músicas do repertório do duo. Baseado no repertório apresentado, o Duo também fará comentários sobre alguns compositores, intérpretes, bem como, aspectos históricos da música popular brasileira.

Através de seus arranjos, apreciação e compreensão de importantes aspectos do Jazz Brasileiro para a formação instrumental de guitarra e piano, o duo demonstrará aspectos relativos ao acompanhamento nos gêneros mais tradicionais da música popular brasileira como o samba, a bossa-nova, o choro, o baião, o afoxé e o maracatu, na formação instrumental tradicional utilizada nestes gêneros e a sua adaptação para o piano e a guitarra/violão.

Além do tratamento rítmico, discorrerá sobre aspectos melódicos destes gêneros e sua interpretação. Também trará nomes expressivos destes gêneros e um pouco de sua história a quem ainda não tem familiaridade com a música popular brasileira.

Outro ponto a ser abordado, são as diferenças harmônicas entre os gêneros apresentados. Serão apresentadas músicas tonais, modais e outras onde os dois tipos de harmonia acontecem simultaneamente, além das principais cadências utilizadas nestes gêneros.

Perguntas acerca dos temas ilustrados poderão ser respondidas para esclarecimento de qualquer dúvida sobre os temas expostos, desde que não seja ultrapassado o tempo determinado para o encerramento das atividades.

Das atividades do concerto comentado destaca-se:
- Informações sobre os compositores das obras apresentadas.
- Comentário da história musical brasileira em relação a época em que a música foi composta.
- Informações sobre o gênero referente a música tocada.
- Abordagem de aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos da música executada.
- Explicação sobre a adaptação do arranjo original para a formação em duo de piano e guitarra/violão.
- Aspectos técnicos da performance musical em duo entre os instrumentos piano e guitarra/violão.

 

O DUO

Paula Faour e Guga Mendonça participaram de turnês pelo Brasil e exterior integrando a banda que acompanhava o saudoso Maestro e sanfoneiro Sivuca. Falecido em 2006, o maestro é uma das principais referências do jazz brasileiro e por aproximadamente uma década, Guga Mendonça foi seu diretor musical e guitarrista, com Paula Faour incrementando a suingada base harmônica nos teclados. Esta experiência ao lado de Sivuca, juntamente com suas carreiras solo, proporcionaram aos dois músicos, um privilegiado amadurecimento, onde desenvolveram entre si uma grande intimidade musical. Depois de um breve hiato cuidando de suas próprias carreiras, Guga e Paula se reencontraram para novamente dividirem o palco, agora com a sofisticada formação de Duo entre piano e guitarra, consagrada pelos maiores nomes da música instrumental moderna.

OS INTEGRANTES DO DUO

Paula Faour é arranjadora, compositora e professora efetiva de música na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. A Pianista tem dois CDs gravados – Cool Bossa Struttin’ , lançado no Japão e Brasil/ King Records e Tratore ; e A Música de Marcos Valle e Burt Bacharach , lançado pelo selo Biscoito Fino /RJ. Com estes trabalhos realizou turnês pelo Brasil e exterior, passando inclusive por Portugal; e ainda acompanhou artistas, como: o baterista Dom Um Romão, a cantora Ithamara Koorax, Hermeto Pascoal, e na área mais pop o conjunto vocal Golden Boys e o cantor Tim Maia.

Guga Mendonça é arranjador, compositor e professor efetivo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Tocou com consagrados nomes da música, como: Hermeto Pascoal, Ney Matogrosso, Moraes Moreira, Dominguinhos, Elba Ramalho, Oswaldinho do Acordeon, Amelinha, CaubyPeixoto, Borguetinho, Rita Ribeiro, entre outros e está gravando o seu primeiro CD solo.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias