conteúdos
links
tags
Cultura
A 5 de março
1º Encontro Orff-­Schulwerk da Universidade de Aveiro
DECA volta a ser distinguido pela revista Domus
A Universidade de Aveiro e o INET-­ md (Instituto de Etnomusicologia -­- Centro de Estudos em Música e Dança) realizam, no dia 5 de Março, o “1º Encontro Orff-­Schulwerk da Universidade de Aveiro”. Este encontro tem como objetivo revigorar e difundir a abordagem Orff-Schulwerk em Portugal. Os destinatários do evento são Professores de Música, Educação Musical, Estudantes de Música e Educação Musical e outros profissionais e estudantes com interesse em Música, Movimento e Dança na Educação. A inscrição é obrigatória e já pode ser formalizada.

Esta abordagem pedagógico-musical ativa foi idealizada e implementada na segunda metade do século XX, pelo compositor e professor alemão Carl Orff (1895-­1982). Entendendo o corpo humano como primeiro e principal instrumento de expressão/comunicação, as atividades desenvolvidas com base na abordagem Orff-­Schulwerk adotam uma perspetiva de criação permanente e trabalham, de forma interligada, a palavra, a música e o movimento/dança.

Com base nestes princípios, serão desenvolvidos dois workshops, nos quais o trabalho prático levará os participantes a contactarem com esta abordagem, sua filosofia e princípios pedagógico-­musicais. Estes workshops serão orientados pela Professora Verena Maschat, docente do Orff-Institut - Mozarteum Universitãt de Salzburgo e do Conservatório Superior de Dança de Madrid, e pelo Professor João Cunha investigador do INET-­md e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Complementarmente, realizar-­se­-á o lançamento livro “Orff-­-Schulwerk: História, Filosofia e Princípios Pedagógicos” (2015), de João Cunha, Sara Carvalho e Verena Maschat. A apresentação do livro será realizada pelo Professor António Ângelo Vasconcelos, investigador do INET-­md e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Programa

09h3010h30 – Receção e distribuição de materiais

10h3012h30 – Workshop Experiências pedagógico-­musicais baseadas na abordagem
OrffSchulwerk: Canta, toca, dança e partilha I” (João Cunha) 12h30 - 14h30 -­ Almoço (livre)

14h3016h30 -­ Workshop “Experiências pedagógico-­-musicais baseadas na abordagem
OrffSchulwerk: Canta, toca, dança e partilha II” (Verena Maschat)

16h3017h00 Coffee break

17h0018h00 -­ Apresentação do Livro “Orff-­-Schulwerk: História, Filosofia e Princípios Pedagógicos” (Professor António Ângelo Vasconcelos). Comentários dos autores (João Cunha, Sara Carvalho, Verena Maschat)

18h00 -­ Distribuição dos Certificados de Participação

Inscrições:
1)   até 25 de Fevereiro 2016 -­ 20€
2)   após 26 de Fevereiro 2016 -­ 25€

A inscrição no “1º Encontro Orff-Schulwerk da Universidade de Aveiro” inclui a oferta do livro “Orff-­Schulwerk: História, Filosofia e Princípios Pedagógicos”.

Formalize a sua inscrição preenchendo o formulário que deverá ser enviado para  encontrorff@gmail.com, juntamente com uma cópia digitalizada do comprovativo de pagamento (transferência bancária).

Comissão Organizadora: Sara Carvalho e João Cristiano Cunha

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias