conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas até 31 de março
Bolsa de Investigação para Mestres em Biologia ou áreas afins
Está aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação integrada no projeto “A biologia da amizade: Como associações sociais não-sexuais influenciam selecção sexual e evolução fenotípica” (PTDC/BIA-EVF/4852/2014) no ICETA – Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Podem candidatar-se Mestres em Biologia ou áreas afins

Plano de trabalhos:
O(a) bolseiro(a) será responsável por estudar o comportamento social em aves gregárias da espécie bico-de-lacre comum (Estrilda astrild), que inclui:
- Colaborar na captura de aves selvagens;
- Cuidar das aves experimentais e colaborar nas suas medições periódicas;
- Colaborar na manutenção do aviário e de equipamentos associados;
- Realizar experiências e observações comportamentais;
- Coordenar recolha de amostras não invasivas para análise hormonal;
- Executar análises endocrinologicas (ELISAs, RIAs);
- Participar criativamente nas discussões e análises de dados;
- Participar na elaboração de artigos científicos.

Um resumo do projeto está disponível em http://cibio.up.pt/projects-1/page/492.

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e de acordo com os Estatutos de Bolsa do ICETA aprovados pela FCT.

Local de trabalho:
O trabalho será realizado no ICETA/CIBIO—Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, em Vairão, Vila do Conde.

Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável com início em Outubro de 2016.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O valor mensal da bolsa é de 980€, conforme à tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais. A bolsa será paga através de transferência bancária.

Métodos de selecção:
São avaliadas a qualidade do currículo académico (40%), relevância da experiência de trabalho prévia (40%), e motivação para este trabalho (20%). Nos dois últimos critérios (experiência e motivação) são valorizadas:
- Experiência de trabalho em endocrinologia, especialmente com aves selvagens.
- Conhecimento das áreas de selecção sexual ou biologia social.
- Demonstração de interesses de investigação em endocrinologia do comportamento.
- Fluência em língua inglesa.

Composição do Júri de Selecção:
Drª Marta Soares (Presidente do Júri), Dr Gonçalo Cardoso, Drª Katharina Hirschenhauser e, como suplente, Drª Neeltje Boogert.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O período de aceitação de candidaturas é de 10 de Fevereiro a 31 de Março de 2016.

Forma de apresentação das candidaturas:
As candidaturas devem conter o currículo académico (em Inglês), carta explicando a motivação para este trabalho (máximo uma página; em Inglês), e certificados de habilitações (se possível com a classificação obtida).

Estes documentos devem ser enviados em formato pdf, anexos a uma mensagem electrónica para bolsas.cibio@cibio.up.pt com a referência ICETA-2016-16.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados serão publicitados num prazo máximo de dois meses após o período de candidatura, através de lista ordenada afixada no CIBIO. O(a) candidato(a) aprovado(a) será notificado(a) através de correio electrónico ou telefone. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico.

 

imprimir
tags
outras notícias