conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 29 de Janeiro a 12 de Fevereiro
Bolsa de Investigação para licenciados em Física, Engenharia Física ou Ciências de Engenharia Física
Encontra-se aberto concurso para a atribuição Bolsa de investigação para licenciados no âmbito do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – CTM/50025, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável co financiado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020.

Área Científica: Física.

Requisitos de admissão: Licenciados em Física, Engenharia Física ou Ciências de Engenharia Física.

Será dada preferência aos candidatos com formação e experiência de investigação na área de modelação de sistemas quânticos geometricamente frustrados com e sem correlações electrónicas.

Plano de trabalhos: A bolsa terá como finalidade o estudo e desenvolvimento nas seguintes áreas:
a) Evolução adiabática de estados quânticos em redes de Lieb e outras redes decoradas.
b) Estudo da dinâmica de spin no modelo de Hubbard helicoidal com interacção forte.

Legislação e regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. em vigor, Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) Laboratório Associado I3N, no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor Ricardo Dias.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em Março de 2016 eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:
a) Classificação do grau académico: licenciatura (40%);
b) Experiência prática na área específica a que se candidata (40%);
c) Artigos, comunicações a conferências, participação em projectos de investigação (20%)

Reserva-se o direito de não admitir nenhum candidato se de entre os que se apresentem não houver quem satisfaça os requisitos pretendidos.

Composição do Júri de Selecção: O júri de seleção é composto por Presidente: Doutor Armando José Neves, Professor Associado da Universidade de Aveiro;
Vogais efetivos: Doutor Ricardo Guimarães Dias, Professor Auxiliar, e Doutor João Veloso, Professor Auxiliar, ambos da Universidade de Aveiro;
Vogais suplentes: Doutores Vitor Torres, Professor Catedrático, e Teresa Monteiro, Professor Associada, ambos docentes da Universidade de Aveiro;

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados em www.ua.pt/fis, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de Janeiro a 12 de  Fevereiro de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado pelo candidato, cópia de Bilhete de Identidade/ Cartão do cidadão, cópia dos comprovativos dos elementos mencionados no CV, nomeadamente certidão de grau obtido (licenciatura), e respetivas notas ou classificações. As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, na secretaria do Departamento de Física  ou remetidas por correio para: Marta Teixeira, Dep. de Física, Univ. de Aveiro, Campus Universitário de Santiago.

imprimir
tags
outras notícias