conteúdos
links
tags
Campus
Dia 9 de janeiro
Reitor da UA distinguido com o título de Cavaleiro da Confraria Gastronómica de São Gonçalo
Reitor da UA distinguido com o título de Cavaleiro da Confraria Gastronómica de São Gonçalo
Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro foi este fim-de-semana entronizado com o título de Cavaleiro da Confraria Gastronómica de São Gonçalo, tornando-se a figura pública local este ano reconhecida pelos confrades, no último Grande Capítulo Gastronómico. O atual Reitor engrossa a lista de outros reitores da instituição já distinguidos pela Confraria, como é o caso dos professores Renato Araújo, Júlio Pedrosa e Helena Nazaré.

De acordo com o Mestre Capitular da Confraria Gastronómica de S. Gonçalo, Zé Lu Martins Pereira, esta mais recente distinção vem corroborar as qualidades desde logo garantidas de quem está à frente de uma instituição com a reputação da Universidade de Aveiro. Mas acrescenta, “como bom alentejano, reconhecemos também o seu saber e gosto pela gastronomia”.

O novo Cavaleiro da Ordem de S. Gonçalo recebeu o diploma e a comenda no sábado, no 27º Grande Capítulo Gastronómico, após o elogio (um rol de peripécias que protagonizou) proferido pelo amigo, Luís Pinho.

Criada em 1989, a Confraria Gastronómica de S. Gonçalo visa promover os produtos gastronómicos da região e conta com cerca de 35 confrades, a que se juntam dois oficiais já falecidos (o poeta Amadeu de Sousa e o Dr. Santos Oliveiros, responsável pelo levantamento da histórico do gabão) e perto de duas dezenas de cavaleiros, entre os quais se contam vários presidentes das câmaras da região, os famosos especialistas de culinária, Mestre Silva e Maria de Lourdes Modesto, o maestro e compositor aveirense Nóbrega e Sousa e o músico Shegundo Galarza.

 

imprimir
tags
outras notícias