conteúdos
links
tags
Distinções
Bolsa corresponde a mais de 4.600 euros
Nova técnica para medir conversores analógico-digitais de alta velocidade dá prémio a investigador da UA
Diogo Ribeiro conquista prémio do ARFTG
Conhecer e caracterizar melhor, através de novas técnicas de medida, os conversores analógico-digitais de alta velocidade, componentes na área de rádio-frequência tidos como fundamentais nos rádios do futuro, deu bolsa internacional a doutorando da UA. Diogo Ribeiro, aluno do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica, consegue assim a “2015 ARFTG Roger Pollard Memorial Student Fellowship in Microwave Measurement" atribuída pelo Automatic Radio Frequency Techniques Group" (ARFTG). A bolsa tem o valor de 5.000 dólares, ou seja, 4.620 euros.

O trabalho submetido para avaliação foca a caraterização e medida de conversores analógico-digitais de alta velocidade para aplicação rádio e foi desenvolvido no Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro sob a orientação de Nuno Borges de Carvalho, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA e investigador do IT-Aveiro. O trabalho do aluno da UA foi considerado o mais relevante entre as propostas apresentadas no concurso que decorreu em dezembro, paralelo à conferência da ARFTG, em Atlanta, e, consequentemente, selecionado para a atribuição de bolsa.

Na perspetiva de Diogo Ribeiro, o prémio “distingue o trabalho desenvolvido no IT de Aveiro como sendo de excelência a nível global (Internacional) na área de medidas para rádio-frequência. A nível nacional, este prémio reafirma a posição de liderança do IT Aveiro na área da instrumentação de rádio-frequência”.

"Este trabalho tenta conhecer e caraterizar um pouco melhor, através de novas técnicas de medida, um componente até aqui pouco estudado e compreendido na área de rádio-frequência: os conversores analógico-digitais de alta velocidade", explica o investigador. "Estes, muito provavelmente, virão a ser componentes fundamentais nos rádios do futuro, devido ao aumento imparável de largura de banda (velocidade de transmissão de dados) requerido pelos utilizadores. A caraterização e medida destes dispositivos permitirá o desenvolvimento mais rápido, melhor e mais barato, desses rádios do futuro", antecipa ainda Diogo Ribeiro.

imprimir
tags
outras notícias