conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
13 e 20 de janeiro de 2016
Análise Qualitativa com Apoio do NVivo e WebQDAQ
NVivo e WebQDA
A UNAVE promove, em regime presencial, a ação de formação "Análise Qualitativa com Apoio do NVivo e WebQDA". Está agendada para os dias 13 e 20 de janeiro de 2016 e a coordenação científico-pedagógica e a formação é da responsabilidade do Francislê Neri de Souza, Professor Auxiliar do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Inscreva-se!

nome do curso
Análise Qualitativa com Apoio do NVivo e WebQDA

fundamentação
O NVivo e o WebQDA são programas informáticos destinados à investigação qualitativa geral e proporciona inúmeras vantagens em relação à investigação sem o recurso de um software ou ao uso de outros programas não específicos, tais como um processador de texto ou uma folha de cálculo.
Embora estes programas tenham particularidades, em ambos o investigador pode editar, visualizar, interligar e organizar documentos. Pode criar categorias, codificar, controlar, filtrar, fazer buscas e questionar os dados com o objetivo de responder às suas questões de investigação.
Um das diferenças entre o NVivo e o WebQDA (Web Qualitative Data Analysis) é que este é um software de análise de dados qualitativos que funciona na web através de um ambiente colaborativo e distribuído (www.webqda.com). Apesar da existência de alguns pacotes de software que tratam de dados não numéricos e não estruturados (textos, imagem, som e vídeo), nenhum deles permite ser utilizado por vários investigadores num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como a Internet pode oferecer. Além disso, o WebQDA está orientado para ser utilizado no contexto académico e empresarial, que necessitem de analisar dados qualitativos individualmente ou colaborativamente, de forma síncrona ou assíncrona

objetivos gerais do curso
. Aprofundar conhecimentos no sentido de auxiliar os investigadores a lidar com dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa.
. Capacitar para a utilização de software de análise qualitativa, nomedamente NVivo e WebQDA.
. Discutir como estas ferramentas (NVivo e WebQDA) podem ser usadas em diversas metodologias de investigação e conjuntamente com outras ferramentas.
. Desenvolver um projeto que sirva de modelo e de base de aprendizagem das funções disponíveis no NVivo e no WebQDA.

destinatários
. Estudantes de mestrado, doutoramento e outros profissionais e investigadores no contexto académico, empresarial e corporativo.
. Espera-se que os participantes da formação tenham conhecimento básico de informática (Edição de texto e navegação na internet), e que tenham algum conhecimento ao nível de investigação de dados qualitativos (Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise do discurso do sujeito coletivo …etc.).

conteúdos programáticos
. Razões para utilização de um software de análise qualitativa; expectativas positivas e que não são confirmáveis para o uso do NVivo e do WebQDA; organização e potencialidades do NVivo e do WebQDA; introdução das ações e comandos do NVivo e do WebQDA; sistema de documentos (Fontes); casos e atributos; atividades práticas.
. Procedimentos de codificação (Coding); procedimentos de pesquisa (Text Search); sistema de categorias (Nodes); como relacionar dados e Nodes para construir modelos; atividades práticas; introdução de atividades para a sessão seguinte.
. A importância de questionar para extrair do NVivo e do WebQDA as informações de que se necessita (Quering). Qual é o significado das análises efetuadas e dos resultados obtidos? Qual a consistência da codificação ao longo da análise dos dados? Atividades práticas.
. Exploração de padrões em matrizes; elementos obtidos do NVivo e do WebQDA que apoiam a escrita dos resultados da análise; discussão dos projetos individuais e/ou de grupo; atividades práticas.

Métodos pedagógicos a utilizar
. Apresentação em PowerPoint da estrutura teórica e funcional do NVivo e do WebQDA. Uso de computadores para que os participantes possam desenvolver a parte prática de forma acompanhada.
. Todos os participantes devem trazer seus portáteis para o curso, com a versão demonstração (30 Dias) do NVivo10 (instalada). Esta versão encontra-se disponível no site http://www.qsrinternational.com
. O acesso online ao WebQDA será disponibilizado na própria formação.

duração total do curso, datas de realização e horário
duração: 16 horas
datas de realização: 13 e 20 de janeiro de 2016
horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

data limite de inscrição
6 de janeiro de 2016
nota: O curso decorrerá com um número mínimo de 14 formandos.

coordenação e formador
A coordenação científico-pedagógica e a formação é da responsabilidade doFrancislê Neri de Souza, Professor Auxiliar do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

preço de inscrição
180,00 €
Este valor inclui documentação em formato digital e Certificado de Formação.
A inscrição só fica completa após efetuado o pagamento.

desconto
20% de desconto para quem efetivar (pagar) a inscrição até 1 mês antes do início da formação.
Os descontos não são cumulativos.

devoluções
O cancelamento da inscrição pode ser feito até 7 dias antes do início da formação sendo o formando reembolsado da totalidade do valor. Após este período será efetuada uma retenção de 50% do valor da inscrição.

local de realização
Instalações da UNAVE/ Universidade de Aveiro.

inscrição online
ficha de inscrição

Para mais informações contactar:
Sandra da Mota Veiga
sandra.mota.veiga@ua.pt
tlf.: 234 370 833
fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro
Edifício 1
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
unave.formacao@ua.pt

imprimir
tags
outras notícias