conteúdos
links
tags
Cultura
Concerto dia 29 de novembro, às 16h00, na Sé de Aveiro
Voz Nua em concerto a favor da ACAPO de Aveiro
A maestrina Aoife Hiney, doutoranda em Música na UA
O coro Voz Nua vai subir ao palco dia 29 de novembro num concerto de angariação de fundos a favor da delegação do distrito de Aveiro da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Nascido no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, o coro de Câmara Misto, sob a direção da maestrina Aoife Hiney, doutoranda em Música na academia de Aveiro, vai atuar na Sé de Aveiro a partir das 16h00, acompanhado pela organista convidada Marília Canhoto.

A Voz Nua é um grupo heterogéneo que reúne cantores de seis nacionalidades diferentes residentes em Aveiro. O nome, uma combinação da língua portuguesa e da língua gaélica, representa a diversidade cultural do grupo. Em gaélico, a palavra ‘nua’ significa novo, fresco e puro. Em português a mesma palavra significa despida.

Com oito anos de existência e cerca de 300 associados, entre pessoas com deficiência visual (efetivos) e sem deficiência visual (cooperantes), a delegação de Aveiro da ACAPO tem por objetivos a obtenção de instalações na capital do distrito e a constituição de uma equipa multidisciplinar que possa dar resposta às necessidades das pessoas cegas ou com baixa visão, promovendo um trabalho de proximidade e com maior eficiência.

Esta delegação recebe com regularidade contatos de escolas (professores de Educação Especial) que solicitam colaboração na formação do braille bem como Orientação e Mobilidade. Porém, como esta delegação não tem instalações na Capital do distrito e não dispõe de recursos humanos e materiais, vê-se obrigada a reencaminhar os seus associados para as delegações que lhe são próximas (Porto e Coimbra). Todavia, a população com que a ACAPO intervêm, na grande maioria são pessoas com parcos recursos financeiros, com muitas dificuldades de mobilidade, tornando-se quase impossível o reencaminhamento das mesmas para outros pontos do país.

 

imprimir
tags
outras notícias