conteúdos
links
tags
Campus
"A Ria por Dentro" é candidato na categoria Ambiente
Documentário da UA finalista no Festival Europeu de Documentário Científico e Novos Media
A Ria por Dentro é um dos quatro documentários da UA dedicados à biodiversidade da Ria de Aveiro
O documentário "A Ria por Dentro" é um dos três finalistas na categoria Ambiente no Festival Europeu de Documentário Científico e Novos Media que vai decorrer de 24 a 25 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Produzido e realizado pela UA, numa colaboração entre Departamento de Biologia/CESAM, STIC-audiovisuais e IDAD, o documentário “A Ria por Dentro é um dos quatro documentários dedicados à biodiversidade da Ria de Aveiro nascidos no âmbito do projeto “Do Ar à Água”.

“Estamos a concorrer com a BBC e uma cadeia de televisão alemã por isso duvido que tenhamos melhor resultado do que esta nomeação. No entanto considero que é uma grande vitória já que mostra que o que fizemos tem qualidade para competir a um nível bastante elevado. Sendo esta a nossa primeira aventura do género e dadas as limitações materiais e as dificuldades que tivemos de superar, estamos todos de parabéns”, congratula-se a bióloga Ana Rodrigues, coordenadora d’”Do Ar à Água”.

O Festival Europeu de Documentário Científico e Novos Media, uma organização conjunta da Ciência Viva, da EuroScience e da EuroPAWS, com o apoio da EGEAC e que tem este ano e pela primeira vez Lisboa como palco, é um festival que reúne cinema, novos media e ciência.

Para além da exibição das produções finalistas, o Festival terá também fóruns de discussão em torno de temas de ciência actuais: a Luz (no âmbito do Ano Internacional da Luz 2015) e a Missão Rosetta| Exploração Espacial. O evento culmina com a grande gala de Entrega de Prémios, na noite de 25 de novembro, onde serão atribuídos onze prémios, um por categoria a concurso. Nove dos prémios serão atribuídos por um júri internacional de cientistas e especialistas de televisão e novos media, um prémio seleccionado por jovens de vários países da Europa e, a partir deste ano, um prémio escolhido pelo público participante na categoria produções interativas em novos media.

Os quatro documentários do projeto “Do Ar à Água” podem ser visualizados na íntegra em:

A Ria por Dentro: https://vimeo.com/100150807

Viajantes do Ar: https://vimeo.com/100140108

Nascer na Ria: https://vimeo.com/100150805

A Cegonha-branca: https://vimeo.com/100150808

imprimir
tags
outras notícias