conteúdos
links
tags
Cultura
Premiados serão conhecidos a 20 de novembro
Curtas de alunos da UA nomeadas para os Prémios Sophia Estudante
As curtas-metragens “Leonor” e “Um dia na vida… do pastor Boaventura”, um dos episódios da websérie “Um dia na vida…”, trabalhos concebidos por alunos da Universidade de Aveiro, estão nomeados para os Prémios Sophia Estudante, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema. António Costa Valente, docente da UA, será orador na conferência que antecede a entrega dos prémios.

“Leonor”, de Emanuel Silva, Mariana Branco, Mariana Mendes e Vânia Silva, e “Um dia na vida… do pastor Boaventura”, de Emanuel Silva, Emma Zazio, Imran Khan, Kalle Liikala, foram realizados no âmbito das disciplinas de “Produção e Realização Audiovisual” I e II, lecionadas pelos docentes Pedro Almeida, Nuno Barbosa e Hélder Caixinha, disciplinas do mestrado em Comunicação Multimédia, perfil Audiovisual Digital (Departamento de Comunicação e Arte – DeCA). Emma Zazio e Kalle Liikala participaram na conceção do filme enquanto alunos Erasmus matriculados na UA.

Ambos os trabalhos foram premiados na edição passada do Made In DeCA, evento anual com o intuito de divulgar, promover e premiar trabalhos da área videográfica (curtas-metragens de vídeo e animação), dos alunos dos 1º e 2º ciclos do DeCA. Nesse evento, “Leonor” fora distinguido com os prémios de melhor filme, melhor argumento e melhor fotografia. “Um dia na Vida de…” recebera o prémio de melhor websérie.

Os prémios Sophia Estudante serão entregues a 20 de novembro, num evento que decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e inclui, durante a manhã, a conferência “Os Desafios do Ensino da Era Digital”. António Costa Valente, docente da UA, será orador nesta conferência, com o tema “As universidades e o digital permitem pensar num cinema de produção regional?”.

Durante a manhã, a Academia convida professores, profissionais das artes e do espetáculo, alunos e jornalistas a participarem nesta conferência que contará com a presença de reconhecidos oradores nacionais e estrangeiros, entre os quais  Harriet Cox da London Film School LFS e Marijke Van Kets da ADM - Nanyang Technological University  de Singapore.

À tarde serão visionados 26 filmes que foram previamente selecionados por um júri da qual fazem parte Cecília Mateus (agente), José Carlos Oliveira (realizador e produtor), José Fidalgo (ator), Nuno Bernardo (produtor) e Teresa Tavares (atriz).

Estavam inscritos para os Sophia Estudante sessenta e cinco filmes de quinze escolas: vinte e quatro de ficção, seis de animação, vinte e cinco documentários e dez da nova categoria experimental. O júri escolheu nove ficções, oito documentários, quatro animações e cinco filmes experimentais, para serem projetados no Pequeno Auditório do CCB.

À noite serão divulgados os vencedores de cada categoria que ganhará uma estatueta oferecida pela Joalharia Anselmo 1910 e terá a oportunidade de disputar o Sophia Estudante na cerimónia de entrega dos Prémios Sophia que decorre no dia 13 de maio de 2016 no CCB.

Consulte as imagens e os anexos no http://we.tl/aY9Nxmq88n

 

Programa

Manhã - Conferência “Os Desafios do Ensino na Era Digital”

1ª PARTE – AS ESCOLAS NACIONAIS (Em português)

  • 09h30 - Tony Costa - Coordenador Prémios Sophia Estudante: “Boas vindas. A digitalização e os novos processos de ensino e aprendizagem”
  • 09h50 – António Costa Valente - Universidade de Aveiro e UTAD: “As universidades e o digital permitem pensar num cinema de produção regional?”
  • 10h10 – Francisco Merino – Universidade da Beira Interior, UBI: “Vantagens do digital na produção e na divulgação de filmes escola”
  • 10h30 - Manuel José Damásio – Universidade Lusófona, ULHT: “A transformação do paradigma das escolas de ensino do cinema: o modelo pentagonal”
  • 11h00 - Coffee Break

2ª PARTE - OS NOSSOS CONVIDADOS (Em inglês)

  • 11h15 - Marijke Van Kets. ADM, NTU, Singapore: “The emotions of a lens.”
  • 12h00 – Harriet Cox - London Film School LFS: “Across the school and between departments: Integrating digital”
  • 13h00 - Encerramento e conclusão dos trabalhos

 

Tarde: Visionamento dos filmes selecionados no âmbito dos Sophia Estudante

Sessão 1 - 14h00/15h30

Filme

Duração

Género

Escola

Meada

07:00

Animação

ESMAE

Red

04:00

Animação

Univ. Lusófona

Cidade das Traseiras

14:00

Documentário

Católica Porto

It Was Lucid

04:00

Experimental

ETIC Algarve

Lego

14:00

Documentário

ETIC

Um dia na vida do Pastor Boavetura

05:00

Documentário

Univ. Aveiro

Turp

10:00

Ficção

Univ. Lusófona

Ventil

14:00

Ficção

Restart

Do Silêncio

09:00

Ficção

ETIC

Boa noite Cinderela

10:00

Ficção

ETIC

Sessão 2 - 15h45/17h15

Filme

Duração

Género

Escola

Afrodite

11:00

Experimental

Univ. Lusófona

Fragmentos do Tempo

09:00

Documentário

ETIC

O que resta

39:00

Documentário

Univ. Lusófona

O Barbeiro Guitarrista

08:00

Documentário

Católica Porto

Palhaços

14:00

Ficção

ESMAE

Marasmo

15:00

Ficção

UBI

Sessão 3 - 17h30/19h00

Filme

Duração

Género

Escola

O que é feito dos dia na cave

13:00

Ficção

UBI

An Original Cliché

04:00

Animação

Univ. Lusófona

Ghiocel

05:00

Animação

Católica Porto

Model Home

04:00

Experimental

FBAUL

Ossos

07:00

Experimental

ETIC

Para Lá do Marão

07:00

Documentário

Univ. Lusófona

Alone

04:00

Experimental

UTAD

Terra-Mãe

27:00

Documentário

ESMAE

Procura-se Sófocles

14:00

Ficção

RESTART

Leonor

08:00

Ficção

Univ. Aveiro

 

Noite: Sessão de encerramento

·      21h30 – Divulgação dos nomeados para os Prémios Sophia Estudante e entrega de Troféus.

·      22h00 – Visualização das obras nomeadas

imprimir
tags
outras notícias