conteúdos
links
tags
Distinções
Vice-reitor e investigador do Departamento de Física da UA
José Fernando Mendes eleito membro do comité executivo da Complex Systems Society
José Fernando Mendes
O Vice-reitor da UA José Fernando Mendes acaba de ser eleito membro do comité executivo da Complex Systems Society (CSS). O investigador do Departamento de Física da academia de Aveiro assume assim a linha da frente de uma das mais importantes organizações científicas mundiais dedicada à promoção e desenvolvimento de sistemas complexos.

“A CSS embora sendo uma sociedade jovem, o que se prende com o facto de esta área científica só ter ganho um grande impacto internacional recentemente, tem um papel fundamental na organização e promoção da mesma nos vários tópicos que aborda e com múltiplas aplicações em diferentes áreas do conhecimento, como Matemática, Física, Biologia, Ciências da Comunicação, Ciências Sociais, entre outras”, explica José Fernando Mendes.

Do ponto de vista pessoal, congratula-se o responsável, “sinto-me honrado por ter sido escolhido para desempenhar este papel no comité executivo e espero estar à altura de contribuir para o enriquecimento desta, entendo por outro lado esta escolha como um reconhecimento pelo trabalho que tenho vindo a desenvolver com a minha equipa na UA, instituição que sempre me proporcionou as condições para poder competir internacionalmente”.

A CSS foi lançada pela primeira vez a nível europeu em 2004 durante a Conferência Europeia sobre Sistemas Complexos da Fundação ISI em Turim, Itália, e tornou-se uma sociedade internacional em 2006 durante a Conferência ECCS06 em Oxford. O objetivo da Sociedade é o de promover o desenvolvimento de todos os aspetos da ciência de sistemas complexos – sistemas em que o comportamento coletivo das partes dificilmente pode ser inferido a parir das respetivas propriedades - nos países da Europa, bem como junto de toda a comunidade científica internacional. 

imprimir
tags
outras notícias