conteúdos
links
tags
Campus
De 17 a 19 de Novembro, na Exponor
UA no Fórum do Mar
UA vai estar no Forum do Mar
A Universidade de Aveiro (UA) vai participar no Fórum do Mar que decorre de 17 a 19 de novembro, na Exponor, em Matosinhos. A participação da UA está integrada no stand da Região de Aveiro, com o lema "Região de Aveiro - Um futuro com Mar". A UA planeou a sua presença no sentido de mostrar diversas facetas da investigação e inovação desenvolvida na instituição, com potencial aplicação nos diversos setores da economia do mar.

Participam, pela Universidade de Aveiro, o Instituto de Ciência e Tecnologias Marinhas de Aveiro (AIMARE), a Plataforma Tecnológica do Mar, uma das estruturas de interface da UA com a sociedade, e várias unidades de investigação e unidades orgânicas.

O Departamento de Física apresenta sistemas de monitorização dos parâmetros físicos das massas de água. O Departamento de Química mostra nano-adsorventes magnéticos e espumas de óxido de grafeno, cuja aplicação permite o tratamento de águas, nomeadamente a remoção de metais da fase aquosa. O Departamento de Engenharia Mecânica apresenta espumas de alumínio, um material cuja aplicação ao setor naval é muito interessante pelas suas características físicas. Uma maquete do Porto de Leixões, uma das peças essenciais a estudos de minimização de poluição atmosférica, por exemplo em consequência de descargas portuárias de sucatas, é o exemplo apresentado pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento. O Departamento de Geociências propõe uma magnetómetro, cuja utilização foi essencial em estudos geofísicos que apoiaram, por exemplo, a descoberta do sítio arqueológico "Ria de Aveiro A".

A mostra também servirá para divulgação do ECOMARE, estrutura de investigação aplicada e divulgação da ciência que fará de interface entre a UA, a sociedade e os agentes económicos no que toca às questões do mar. 

A Universidade de Aveiro, apresenta-se no Fórum do Mar integrada no stand da Região de Aveiro, no Pavilhão 6 da Exponor, em Matosinhos. A participação conjunta de cinco entidades pretende reforçar o alinhamento das suas apostas estratégicas no crescimento e desenvolvimento, as quais encontram no Mar um dos elementos chave. Para além da UA, estarão presentes no stand, cujo lema é " Região de Aveiro - Um Futuro com Mar", o Grupo de Ação Costeira (liderado pela Comunidade Intermunicpal da Região de Aveiro), a Câmara Municipal de Ílhavo, a Comunidade Portuária de Aveiro e o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração.

Para mais informações sobre o evento, nomeadamente o programa ou inscrição em encontros de negócios, deverá consultar o website oficial www.forumdomar.exponor.pt

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias