conteúdos
links
tags
Distinções
Fundo criado por Milene Matos, bióloga da UA, quer promover consciência ambiental entre as crianças
Já estão eleitos os pequenos heróis do Fundo Escolar BIO Somos Todos
Milene Matos: a bióloga da UA foi a grande vencedora do Prémio Terre de Femmes de 2015
O projeto “Super Heróis do Ambiente”, de Mafalda Oliveira Vilas Boas, e o “Coletivo dos Girinos”, de Maria Leonor Seixas Azevedo, são os vencedores do Fundo Escolar BIO Somos Todos para o 1º e 2º ciclo, respetivamente. Marcela Silva Araújo, aluna do 1º ciclo, foi também distinguida com uma menção honrosa, para o projeto “Atitude Ambiental na Escola”. Criado por Milene Matos, da Universidade de Aveiro (UA), o Fundo visa contribuir para a promoção da consciência ambiental e social em crianças portuguesas, e resultou da vontade da bióloga em devolver ao público, na forma de oportunidades educativas, o prémio Terre de Femmes da Fundação Yves Rocher que resultou da votação pública decorrida no passado mês de março.

Mafalda Vilas Boas irá organizar um sistema de deteção e recolha de infrações ambientais na sua escola, na Maia. A iniciativa incluirá grupos rotativos de crianças vigilantes, ações de limpeza, palestras informativas, e contará com o envolvimento de toda a comunidade escola, incluindo professores e auxiliares educativos.

Já em Lufrei, Amarante, um grupo de crianças lideradas por Maria Leonor Seixas Azevedo irá constituir o Coletivo dos Girinos, com o objetivo de organizar um mapa e um calendário de natureza. Esta iniciativa será baseada num contacto muito próximo com a biodiversidade local, e numa elevada dedicação à observação e identificação da fauna e flora, sendo registados todos os eventos temporais e locais relevantes, por forma a sensibilizar a comunidade residente para a importância da riqueza biológica da região.

Quanto ao projeto que recebeu a menção honrosa, a autora Marcela Silva Araújo pretende promover na sua escola, em Ílhavo, uma consciência ambiental coletiva, ao incentivar a reutilização de materiais e a redução da produção de lixo.

“A todas as vencedoras, sinceros parabéns! Aos respetivos educadores, desejamos a continuação de um excelente trabalho incentivando as boas práticas e os comportamentos responsáveis”, diz Milene Matos, criadora do Fundo Escolar BIO Somos Todos que consiste num subsídio de regresso às aulas no valor de 200 euros para crianças do 1º ciclo e de 250 euros para crianças do 2º ciclo, “de modo a aliviar o regresso às aulas que infelizmente muitas famílias enfrentam com dificuldades”.

imprimir
tags
outras notícias