conteúdos
links
tags
Bolsas
Refª 632/2015
Instituto de Telecomunicações oferece bolsa de investigação na área da Engenharia Eletrotécnica
Encontra-se aberto concurso, até 29 de Setembro de 2015, para a atribuição de uma Bolsa(s) de Investigação no âmbito do projeto Lin5GPA – Power Amplifier Linearization for 5G, com a refª PTDC/EEI-TEL/7049/2014, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica 

Requisitos de admissão: Mestrado numa das seguintes áreas: Engenharia Eletrotécnica; Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. Os Candidatos deverão ter com conhecimentos em eletrónica de rádio frequência, em modelação e identificação de sistemas, em simulação de circuitos eletrónicos, e ter boas práticas de utilização da aplicação MATLAB/SIMULINK.

Plano de trabalhos: Análise, caracterização e teste de dispositivos eletrónicos, quer em laboratório, quer através de ferramentas de simulação (na plataforma Advanced Design System, ADS, da empresa Keysight Technologies, e também na aplicação MATLAB/SIMULINK), visando a sua possível utilização como elementos constituintes de circuitos analógicos compensadores da distorção de amplificadores dedicados à transmissão de sinais para estações de base de redes celulares (arquiteturas orientadas para o 5G). Um conjunto de componentes eletrónicos serão caracterizados, registando-se a sua característica não linear estática e, também, a variação do seu comportamento com a frequência. Também será avaliada a capacidade de esses componentes conduzirem a circuitos compensadores com elevada flexibilidade de projeto das suas características entrada-saída.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Telecomunicações de Aveiro do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Telmo Reis Cunha.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em Outubro de 2015.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http//www.fct.pt/apoios/bolsas/valores),

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular e Entrevista, com a respetiva valoração de 40 valores para a Avaliação Curricular (40%), e 60 valores para a Entrevista (60%). Candidaturas que não verifiquem os Requisitos de Admissão serão excluídas do concurso na fase da Avaliação Curricular.

Composição do Júri de Seleção: Presidente: Professor Telmo Reis Cunha. Vogais Efetivos: Professor Pedro Miguel da Silva Cabral e Professor Pedro Miguel Ribeiro Lavrador.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 16/Setembro/2015 a 29/Setembro/2015.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente ou por correio eletrónico para sandra@av.it.pt, mencionando sempre a referência do concurso (Refª 632/2015).

imprimir
tags
outras notícias