conteúdos
links
tags
Campus
Dia 16, com iniciativa que se estende à cidade
Universidade convida estudantes e comunidade aveirense a (re)descobrir o lado sustentável da cidade
UA une-se à região pela bicicleta
No âmbito do Programa de Acolhimento aos novos estudantes de graduação da Universidade de Aveiro, o Grupo de Missão para o Desenvolvimento Sustentável está a organizar para a tarde desta quarta-feira, dia 16, na cidade, um conjunto de “percursos para a sustentabilidade”, sendo a comunidade aveirense igualmente convidada a neles participar.

Estes percursos (ver mapa no ficheiro associado), que fazem parte do dia-a-dia dos estudantes, têm início pelas 15h45, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, logo após a sessão de boas vindas dadas pelo Presidente da Câmara, e terminam na Universidade, junto ao edifício da Reitoria, passando por diferentes zonas da cidade.

O “percurso da Beira-Mar” passa pelo Canal Central, Beira-Mar, Rossio, Parque de Santo António e Hospital; o “percurso da Avenida” segue pelo Canal Central, Avenida Lourenço Peixinho, Rossio, Alboi e Parque de Santo António; o “percurso da Sé” que sobe a Escadaria junto ao Centro Cultural e de Congressos “I Love Aveiro”, prossegue pela Escola Secundária José Estevão, Sé, Museu e Parque Infante D. Pedro; e o “percurso do Bairro do Liceu”, que do Bairro do Liceu passa pelo Convívio e Parque Infante D. Pedro.

Estes percursos, que permitem conhecer e reconhecer a cidade de Aveiro em todas as suas valências, patrimonial, arquitetónica, serviços, lazer, paisagem, território e biodiversidade, são conduzidos por investigadores, docentes, técnicos e estudantes voluntários da Universidade de Aveiro. Os quatro itinerários podem ser feitos a pé e três deles de bicicleta (percurso da Beira-Mar; percurso da Avenida; percurso do Bairro do Liceu) sendo os de bicicleta conduzidos por investigadores da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e da Mobilidade Suave e membros do grupo Ciclaveiro. Importa referir que os interessados em participar num dos percursos cicláveis são convidados a trazer as suas próprias bicicletas (a loja BUGA disponibilizará 20 bicicletas). 

A realização destes percursos pretende também assinalar a 14ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de Setembro) e o 16ª do Dia Europeu Sem Carros, chamando a atenção para formas de vida mais ativas, de mobilidade mais sustentável  e “amiga do ambiente”, valores e interesses que o Grupo de Missão pretende incentivar, bem como a própria Universidade, através por exemplo da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e da Mobilidade Suave. 

A docente da UA e membro do Grupo de Missão para o Desenvolvimento Sustentável,  Filomena Martins, lembra que a cidade de Aveiro se localiza num território privilegiado, em que o plano de água da ria se funde com a própria cidade. “A dimensão da cidade, a sua morfologia e paisagem, oferecem condições para hábitos de vida mais saudáveis e deslocação a pé e em bicicleta, tanto em momentos de trabalho como de lazer. Estas formas de mobilidade suscitam ainda menor e melhor uso de recursos naturais, nomeadamente de energias fósseis”, sublinha.

Globalmente, estas ações visam assim criar uma especial apetência para a adoção de hábitos que permitam usufruir da cidade e dos seus recursos ambientais de uma forma mais sustentável, levando, desde logo, os novos estudantes a preocupar-se com a sustentabilidade nas suas perspetivas ambiental, social e económica. Por outro lado pretende-se também contribuir para o reforço do elo Univer(C)idade, através de uma mais forte ligação entre a comunidade universitária e a cidade.

O Programa de Acolhimento 2015’16, este ano claramente centrado na temática da sustentabilidade, termina às 17h00, com a entrega do prémio ao grupo vencedor do peddy paper, que decorreu segunda-feira no Campus.

 

imprimir
tags
veja também
 
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias