conteúdos
links
tags
Campus
Programa de Acolhimento da UA inicia-se com sessão de boas vindas do Reitor Manuel António Assunção
“Sejam muito felizes na UA”
Pavilhão cheio para a sessão de boas vindas
Depois das matrículas, que carimbaram definitivamente a entrada no ensino superior aos quase 2000 novos estudantes da Universidade de Aveiro (UA), a primeira semana dos recém-chegados à família da academia de Aveiro começou da melhor forma. Num Pavilhão Aristides Hall praticamente cheio, António Manuel Assunção, Reitor da UA, e André Reis, presidente da Associação Académica, deram, no dia 14 de setembro, as boas vindas e desejaram as maiores felicidades a todos os novos alunos. A sessão de boas vindas serviu ainda para apresentar uma casa onde milhares de jovens se preparam rumo ao futuro.

“Fizeram muito bem em terem escolhido a UA”, congratulou-se Manuel António Assunção. Desde a forte aposta no ensino e na investigação até às portas abertas em direção ao mercado de trabalho, já que a academia, como referiu o responsável, “está entre as universidades do país com maior taxa de empregabilidade”, até à arquitetura do Campus, “uma autêntica mostra do que de melhor fazem os arquitetos portugueses contemporâneos”, passando pela integração da academia numa bonita cidade desenvolvida, estes foram alguns dos predicados que o Reitor apresentou para justificar a boa escolha pela UA dos novos estudantes.

Manuel António Assunção aproveitou igualmente a cerimónia de boas vindas para referir a inteira disposição da Reitoria, das Unidades Orgânicas, dos Serviços de Acção Social da UA, do Gabinete Pedagógico, do Provedor do Estudante, da Associação Académica da UA, entre muitos outros órgãos da academia, em servir os alunos.

“Estas são as estruturas que a Universidade tem à vossa disposição para que possam cumprir todos os vossos objetivos”, garantiu Manuel António Assunção deixando um repto: “Sejam muito felizes na UA”.

Em nome dos estudantes, André Reis, presidente da AAUAv, deu igualmente as boas vindas aos estudantes “à melhor universidade do país”. O responsável, entre a apresentação da estrutura e dos serviços que a instituição tem à disposição da comunidade académica, lembrou aos novos colegas “o desafio que agora têm de serem estudantes do ensino superior” e que, por isso, “o futuro do nosso país conta convosco”.

Depois da sessão de boas vindas, os novos estudantes acompanhados por colegas mais velhos, partiram do Pavilhão à descoberta da UA e do respetivo Campus sustentável. Sob o tema, precisamente da sustentabilidade, o programa de acolhimento do dia 15 dá a possibilidade aos novos membros de estabelecerem os primeiros contatos com os cursos, os docentes e os novos colegas, além de poderem conhecer os espaços e os serviços onde levarão a cabo o respetivo percurso académico. Ainda nesse dia, e durante a tarde, as atividades são dedicadas ao associativismo e têm lugar na Casa do Estudante, a sede da AAUAv.

Na tarde do dia 16, às 14h30, os novos estudantes são recebidos por Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, numa iniciativa que pretende realçar a estreita ligação da UA à cidade de Aveiro. Os estudantes vão ter ainda a oportunidade de conhecer um pouco da cidade que os acolhe através da participação em percursos diversos orientados para o contato com a sustentabilidade.

imprimir
tags
outras notícias