conteúdos
links
tags
Conferências
De 17 a 20 de setembro no Centro de Congressos de Aveiro
UA organiza I Congresso Internacional de Música Electroacústica de Aveiro
O compositor John Chowning marcará presença no EAW 2015
O I Congresso Internacional de Música Electroacústica de Aveiro - Electroacoustic Winds 2015 vai subir ao palco do Centro de Congressos de Aveiro entre os dias 17 e 20 de setembro. Com destaque para a presença dos compositores americanos Daria Semegen e John Chowning e do francês Jean-Claude Risset, o evento tem organização do Centro de Investigação em Música Electroacústica da Universidade de Aveiro (CIME), através do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md).

Criado em 1997, no Departamento de Comunicação e Arte (DECA) da UA, o CIME é um espaço experimental compreendendo as áreas de criação e investigação em música electroacústica. Atualmente dirigido por Isabel Soveral, o CIME lançou em 2014 a plataforma de comunicação ‘Electroacoustic Winds’, procurando difundir o trabalho realizado neste estúdio e estabelecer relações com parceiros internacionais.

Assim, o Electroacoustic Winds 2015 (EAW 2015) assume-se como um congresso que inclui atividades de formação, organizado sob a coordenação de Isabel Soveral, pelo CIME e o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md).

O congresso é complementado por um conjunto de concertos e outras atividades de divulgação organizadas em colaboração com a associação Arte no Tempo.

Para além da participação dos compositores Daria Semegen, John Chowning e Jean-Claude Risset (1938), o EAW 2015 inclui um conjunto de ações de formação para músicos e técnicos e, para um público mais abrangente, conferências e concertos. Deste modo, a organização acredita cumprir o duplo propósito de incentivar a investigação e a partilha de conhecimento e, simultaneamente, divulgar e fazer fruir um género musical de que o público se encontra ainda pouco próximo, perseguindo a ideia de que é no confronto com objetos artísticos do mais elevado interesse que se conquista um novo público.

Incluindo uma abordagem historiográfica à investigação na área, o congresso cobre um variado conjunto de temáticas relevantes no panorama da atual investigação em música electroacústica. 

Odoas as informações sobre o EAW 2015 podem ser vistas aqui

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias