conteúdos
links
tags
Investigação
Competições mundiais decorreram na China de 17 a 23 de julho
UA no RoboCup 2015: eleição para Trustee e terceiro lugar na liga de simulação 3D
Bernardo Cunha é trustee da RoboCup Federation
Bernardo Cunha, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro (UA) e "team leader" da equipa de futebol robótico CAMBADA, foi eleito para trustee da RoboCup Federation. A eleição resulta da participação da CAMBADA no RoboCup 2015 e também do reconhecimento do trabalho realizado no Comité Executivo do RoboCup, em representação da Liga dos Robôs Médios (MSL). A equipa FC Portugal, em que participa a Universidade de Aveiro, alcançou o terceiro lugar na competição principal na Liga de Simulação 3D, entre 12 equipas de sete países. O RoboCup 2015, a maior competição robótica mundial, decorreu este ano na China, na cidade de Hefei, entre os dias 17 e 23 de julho.

A UA, através do DETI e do IEETA, esteve envolvida nas competições de futebol robótico da Liga dos Robôs Médios (MSL), através da equipa CAMBADA, mais concretamente no Desafio Científico, na Liga de Simulação 3D, através da equipa FC Portugal (projeto conjunto das Universidades de Aveiro, Porto e Minho), e na Liga de Simulação 2D, através da equipa FCP_GPR (projeto conjunto das Universidades de Aveiro, Porto e Minho, em Portugal, e também da Universidade do Paraná no Brasil).

Este ano não foi possível à equipa CAMBADA levar os robôs para a China por razões financeiro-administrativas. Assim, a participação em termos competitivos concretizou-se ao nível do Desafio Científico da MSL, onde a CAMBADA obteve o segundo lugar entre 11 equipas participantes provenientes de cinco países. O Desafio Científico consiste numa apresentação e demonstração de uma das contribuições científicas mais interessantes de cada equipa, a qual é posteriormente avaliada pelas outras equipas à luz de seis critérios distintos

Terceiro e segundo com a FC Portugal

Na Liga de Simulação 3D, a equipa FC Portugal, representada na China por Nuno Lau, professor do DETI, e pelo aluno de doutoramento Abbas Abdolmaleki, alcançou o terceiro lugar na competição principal de futebol robótico, entre 12 equipas de 7 países. A primeira e a segunda posição foram ocupadas pelas equipas UTAustinVilla, dos EUA, e pela equipa FUT-K, do Japão, respetivamente. A competição de futebol robótico simulado foi extremamente competitiva nesta edição do RoboCup com um grande número de equipas com desempenhos de topo e vários jogos em que uma das equipas "dá a volta" a um resultado, a certa altura, desfavorável.

Para além do terceiro lugar na competição principal, a FC Portugal conseguiu também trazer o segundo lugar do Desafio Técnico da Sim3D (que soma as pontuações dos 3 desafios desta liga), o segundo lugar no Desafio Científico da Sim3D e o segundo lugar no Desafio de Precisão de Chuto da Sim3D. Tal como no caso da MSL, o Desafio Científico da Sim3D consiste numa sequência de apresentações e demonstrações, que são depois avaliadas por um júri e pelas outras equipas. No Desafio de Precisão de Chuto, as equipas realizaram 10 chutos com distâncias entre 3 e 12m, sendo a pontuação final dada pela média das distâncias entre o ponto de paragem da bola e o ponto alvo de cada chuto. Neste desafio a equipa FC Portugal teve uma pontuação de 28cm, apenas ultrapassada pela pontuação da equipa UTAustinVilla dos EUA.

Na competição da Liga de Simulação 2D, a equipa FCP_GPR foi eliminada na segunda ronda.

José Luís Azevedo e Ricardo Dias em cargos internacionais

A contribuição da equipa CAMBADA para a liga em que participa foi reconhecida com a eleição de Bernardo Cunha, professor do DETI e team leader da CAMBADA, para o Conselho de Trustees da RoboCop Federation. Este é o órgão máximo de direção da RoboCup Federation, funcionando, na prática, como o conselho de administração desta organização.

Para além da eleição de Bernardo Cunha, foi também eleito o aluno de doutoramento Ricardo Dias para o Technical Committee e a renomeação de José Luis Azevedo, também professor do DETI, para Chair do Organizing Committee desta liga.

A participação destas equipas no RoboCup insere-se numa das principais linhas de investigação do Laboratório de Robótica Inteligente e Sistemas Inteligentes (IRIS) do IEETA. Essa linha de investigação, designada de Sistemas Multi-Robot, estuda os problemas associados à utilização eficiente de equipas de robôs, tais como a coordenação, a fusão sensorial distribuída, o modelo estratégico, o posicionamento, a distribuição de tarefas a robôs com caraterísticas distintas, visão por computador, arquiteturas de comunicação distribuídas, etc. Esta linha de investigação tem já vários anos e deu origem a um número muito significativo de artigos publicados tanto em revista como em conferências internacionais, projetos de investigação, mestrados e doutoramentos.

Para esta deslocação ao RoboCup 2015 foi fundamental o apoio da UA, do DETI e do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA).

Para mais informações, por favor, consultar: Organização do RoboCup: http://wiki.robocup.org/wiki/Organization_of_RoboCup

Resultados Liga de Robôs Médios: http://wiki.robocup.org/wiki/Middle_Size_League/Results_World_Championships_2015:_Hefei,_China

Resultados Liga de Simulação 3D: http://wiki.robocup.org/wiki/Soccer_Simulation_League/RoboCup2015

imprimir
tags
outras notícias