conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dias 23, 24, 30 e 31 de outubro de 2015
Curso Avançado em Modelos de Equações Estruturais: Desenvolvimento e Avaliação com o SPSS AMOS
Curso Avançado em Modelos de Equações Estruturais: Desenvolvimento e Avaliação com o SPSS AMOS
A UNAVE promove, mais edição do "Curso Avançado em Modelos de Equações Estruturais: Desenvolvimento e Avaliação com o SPSS AMOS". Está agendado para os dias 23, 24, 30 e 31 de outubro de 2015. O formador é o Professor João Marôco. Inscreva-se!

nome do curso
Curso Avançado em Modelos de Equações Estruturais: Desenvolvimento e Avaliação com o SPSS AMOS

fundamentação 
As "equações estruturais" correspondem a uma generalização dos modelos estatísticos lineares que, contrariamenteaos modelos estatísticos clássicos, assentam numa sólida formalização teórica à priori. Nas equações estruturais a teoria é o motor da análise, e os dados servem, ou não, para confirmar a teoria. Este paradigma rompe com a racionalidade estatística inferencial clássica, onde a análise dos dados precede a elaboração da teoria. Esta ação de formação pretende ser uma primeira introdução às técnicas de análise de equações estruturais. Serão abordados os fundamentos teóricos da técnica e aplicações práticas frequentes incluindo Path Analysis, Análise Factorial Confirmatória e Modelos causais com variáveis latentes com exemplos hands-on utilizando o software SPSS AMOS.

objetivos gerais do curso
Apresentar os fundamentos teóricos da Análise de Equações Estruturais.
Desenvolver competências de saber compreender, executar e interpretar aplicações frequentes de análise de Equações Estruturais incluindo análise fatorial confirmatória e modelos causais com variáveis latentes.
Desenvolver competências de análise de equações estruturais com o software SPSS AMOS e interpretação dos outputs produzidos pelo software.

destinatários e pré-requisitos
Pré-requisitos: Alunos com formação em Estatística descritiva e inferencial básica (conhecimentos de análise de correlação e regressão linear; fundamentos de testes de hipóteses).
Conhecimentos de Análise Fatorial Exploratória é uma mais valia, mas não absolutamente necessário.

Os participantes neste Curso terão de trazer os seus computadores portáteis com a instalação do Amos (versão ‘trial’ http://www.spss.com/downloads).

conteúdos programáticos
Fundamentos teóricos (O que é análise de Equações Estruturais; Especificação e identificação do modelo; Estimação do modelo; Pressuspostos do modelo; Avaliação da qualidade do Ajustamento).
Regressão Linear (Introdução ao AMOS e ao racional da AEE; com exemplos de regressão simples e de regressão linear múltipla; Exemplo de Modelos de Mediação e Moderação).
Análise Fatorial Confirmatória (com tópicos de validação psicométrica e modelos fatoriais de 1ª e 2ª ordem).
Análise de Modelos Estruturais com Variáveis Latentes (Modelos completos, com efeitos de mediação).

métodos pedagógicos a utilizar
As sessões de trabalho são de carácter teórico-prático. Nas primeiras sessões serão ministrados os fundamentos teóricos da análise de equações estruturais, de forma introdutória e sem insistir em demasia no formalismo matemático.
Nas sessões posteriores serão apresentados exemplos práticos hands-on com o software AMOS das principais técnicas de análise de Equações Estruturais, nomeadamente análise de regressão linear e path analysis, Análise Fatorial Confirmatória e Análise de Modelos Causais.

duração total da ação, datas de realização e horário
duração: 18 horas 
datas de realização: 23, 24, 30 e 31 de outubro de 2015
horário: Sextas das 17h00 às 20h00; Sábados das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

data limite de inscrição
16 de outubro de 2015

nota: o curso decorrerá com um número mínimo de 12 formandos.

coordenação e equipa de formadores
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do José António de Vasconcelos Ferreira, Professor Associado do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

Formador: João Marôco
(Ph. D., Washington Stae University) é professor associado do ISPA - IU onde leciona disciplinas de Análise Estatística, Métodos de Investigação e Técnicas avançadas de Análise de Dados. Tem realizado várias palestras e worskhops em Portugal e no Brasil em Análise Estatística e Modelação de Equações Estruturais. Os seus interesses de investigação incluem a avaliação e o desenvolvimento de escalas psicométricas, bem como aplicações de regressão, modelos de equações estruturais e classificação nas ciências biológicas, da saúde, sociais e humanas. Atualmente, tem 150 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais com revisão por pares e 4 livros de Análise Estatística, Equações Estruturais e Avaliação Psicométrica.

preço de inscrição
375,00 €
Este valor inclui documentação e certificado de formação.
A inscrição só fica completa após efetuado o pagamento.

devoluções
O cancelamento da inscrição pode ser feito até 7 dias antes do início da formação sendo o formando reembolsado da totalidade do valor. Após este período será efetuada uma retenção de 50% do valor da inscrição.

local de realização 
Instalações da UNAVE/ Universidade de Aveiro.

inscrição online
ficha de inscrição

Para mais informações contactar:
Sandra da Mota Veiga
sandra.mota.veiga@ua.pt
tlf.: 234 370 833
fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro
Edifício 1
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
unave.formacao@ua.pt

imprimir
tags
outras notícias