conteúdos
links
tags
Campus
A Biologia na UA orgulha-se de ser um nó duma rede de oportunidades
Porquê estudar Biologia na Universidade de Aveiro?
Licenciatura em Biologia da UA: um grande leque de oportunidades
Com mais de 20 anos, a Licenciatura em Biologia da UA, da responsabilidade do Departamento de Biologia (dbio), tem vindo a sofrer alterações ao longo da sua existência, que se têm pautado por uma maior e melhor resposta aos anseios e necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho, num autêntico processo de coevolução.

Atualmente esta licenciatura tem a duração de três anos, como todas as licenciaturas em Ciências Biológicas das universidades portuguesas, e é a única que oferece um 4º ano opcional, de estágio no exterior. Os primeiros dois anos incorporam 20 disciplinas diversificadas, maioritariamente da área das Ciências Biológicas e da Vida, que vão desde a Biologia, Evolução e Diversidade, Ecologia Geral e Biologia Molecular, passando pela Genética, Microbiologia, Bioquímica e Metabolismo, Biotecnologia, Biologia de Campo e Bioinformática.

0 3º ano foi desenhado para ser o ano de mobilidade por excelência, pois é totalmente constituído por disciplinas opcionais, duas delas de escolha totalmente livre, podendo ser disciplinas de qualquer área científica, dando ao estudante a possibilidade de construção do seu perfil (mais laboratorial, mais de campo, misto, apenas de Biologia ou com uma componente de Gestão de Empresas), se realizado na UA, e possibilita o reconhecimento automático de toda a formação que o estudante possa fazer no estrangeiro, se em mobilidade. Deste modo, é neste 3º ano que o estudante é incentivado a frequentar disciplinas noutras universidades estrangeiras, ao abrigo dos Programas Erasmus, Campus Europae ou beneficiando dos múltiplos protocolos que a UA tem com Universidades Brasileiras e Africanas, essencialmente dos países da CPLP.

O 4º ano opcional é uma das marcas distintivas e mais fortes desta licenciatura, sendo exclusivo a nível nacional. Neste 4º ano o estudante pode optar por um estágio em ambiente empresarial, académico, numa Organização Não Governamental (ONG) ou noutras organizações, obrigatoriamente fora da UA. Assim, o estudante estagiário da Licenciatura em Biologia da UA terá a oportunidade única de ter uma experiência de nove meses em instituições nacionais ou estrangeiras e de, no final, ver a classificação deste estágio fazer parte integrante da sua média final de licenciatura.

A Licenciatura em Biologia da UA está ao nível das mais competitivas internacionalmente, conferindo ao aluno uma formação dinâmica, multidisciplinar e aplicada na área das Ciências Biológicas e da Vida, proporcionando a formação, fundamental e aplicada, necessária para a inserção imediata no mercado de trabalho, ou para o prosseguimento de estudos, a nível de mestrado ou doutoramento, ou para uma carreira de investigação/pesquisa, a nível nacional e internacional. No dbio o estudante fará parte de um dos departamentos mais dinâmicos da UA, onde a investigação e o ensino estão realmente intrincados. O dbio é o único departamento do país onde o quociente "estudantes licenciatura:estudantes de pós-graduação" é de 1:1, um indicador internacional inequívoco da qualidade do ensino universitário e da ciência realizada no dbio que muito poucos podem apresentar.

A Biologia na UA orgulha-se de ser um nó duma rede de oportunidades. No dbio o ensino e a investigação estão ao serviço da biodiversidade, da saúde e da economia.

Plano de Estudos da Licenciatura em Biologia

imprimir
tags
outras notícias