conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Estreia brevemente no espaço da BBC Vida Selvagem
Atividade do DBIO ilustra programa “Laboratórios de Natureza” da SIC
A atividade desempenhada por alguns dos muitos grupos de investigação do Departamento de Biologia (DBIO) da Universidade de Aveiro (UA) ilustra o programa “Laboratórios de Natureza”, a estrear brevemente na SIC, no espaço da BBC Vida Selvagem. Desde a biodiversidade animal e vegetal, passando pelo mar profundo, das nanopartículas até à resistência microbiana aos antiobióticos, iniciando com exemplos do trabalho de reabilitação dos mamíferos marinhos, este programa apresenta 5 exemplos do trabalho desempenhado no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Ao longo de 16 meses uma equipa de filmagens acompanhou cinco projetos de investigação e mais de uma dezena de Biólogos da academia de Aveiro. Conduzir um pequeno submarino até aos abismos oceânicos para descobrir novas formas de vida, embarcar numa traineira de pesca à sardinha e descobrir porque estão algumas espécies de golfinhos em perigo de extinção, viajar até uma escala mil vezes mais fina que um cabelo humano e observar nanopartículas no interior de um “bicho de contas", percorrer rios e ribeiras em busca de bactérias resistentes a quase todos os antibióticos conhecidos, e captar imagens da vida secreta de raposas, lontras, e outros animais para ajudar a preservar um dos espaços naturais mais raros de Portugal, foram alguns dos desafios que os biólogos tiveram de superar.

Acompanhe a odisseia destes biólogos da UA, e saiba como as suas descobertas contribuem para proteger o Mundo em que vivemos. Veja, aqui, uma pequena amostra do que irá ser esse programa.

 

imprimir
tags
outras notícias