conteúdos
links
tags
Distinções
Ranking do Center for World University Rankings
UA (mais uma vez) entre as melhores universidades do mundo
UA é presença assídua nos mais conceituados rankings mundiais
A Universidade de Aveiro (UA) está entre as 1000 melhores universidades do mundo. O ranking, publicado pelo Center for World University Rankings (CWUR), coloca a UA na 557ª posição numa lista liderada pelas universidades de Harvard e de Stanford e pelo Massachusetts Institute of Technology.

Entre as portuguesas, a academia de Aveiro, que se habituou a marcar presença nos lugares cimeiros dos mais conceituados rankings internacionais que avaliam a qualidade das instituições de ensino superior, surge em 4º lugar, atrás das universidades de Lisboa, do Porto e de Coimbra, e à frente das universidades Nova de Lisboa, do Minho e do Algarve.

O ranking do CWUR, que é realizado desde 2012, descreve-se, como explica o seu presidente, Nadim Mahassen, como medindo “a qualidade da educação e formação que é dada aos estudantes, o prestígio dos membros das faculdades e a qualidade da investigação que fazem”.

Na elaboração da lista foram pesados oito critérios, que vão deste o número de antigos alunos de cada instituição que conseguem posições de CEO em grandes companhias internacionais, ao número dos que obtiveram prémios e outras distinções internacionais. Em conta o CWUR teve também os papers publicados em publicações reputadas e influentes, o número de trabalhos citados e as patentes registadas.

Academia de Aveiro é presença constante nos rankings

Recorde-se que a UA é presença assídua nos mais conceituados rankings mundiais. Nos recentemente publicados, a academia de Aveiro figurou no 69º lugar no ranking mundial das 100 melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos divulgado pela prestigiada revista Times Higher Education (THE). Numa lista elaborada com base em indicadores como a qualidade do ensino e da investigação, o número de citações em revistas científicas, a projeção internacional e a inovação, a UA subia assim dez posições em relação ao ano passado. O ranking foi divulgado ao mundo a 29 de abril deste ano. Este constituiu já o quarto ano de publicação deste ranking e em todos eles a UA esteve presente. 

Publicado a 30 de março deste ano, a lista do U-Multirank colocou a academia de Aveiro entre as seis instituições de ensino superior públicas com melhor avaliação a nível nacional. A segunda edição deste ranking europeu resultou numa avaliação ainda mais favorável para a UA do que a edição de 2014 no que respeita aos critérios de investigação como os índice de citações, o número absoluto de publicações de trabalhos de investigação e a percentagem de publicações mais citadas no contexto de todas as publicações científicas no respetivo domínio científico.

Também recentemente, numa lista lançada em outubro de 2014, a UA estava entre as 500 melhores universidades do mundo no ranking da US News. Este colocou a academia de Aveiro na restrita lista liderada pela Universidade de Harvard seguida pelo Massachusetts Institute of Technology. No ranking regional a US News situou a UA na 208ª posição entre as mais bem cotadas universidades europeias.

Entre as quatro universidades portuguesas referidas pelo ranking, a de Lisboa, no 265º lugar, conseguiu o melhor resultado. Seguiram-se as do Porto, de Coimbra e a de Aveiro. No ranking regional para a Europa, a instituição lisboeta apareceu na 113ª posição, a do Porto na 144ª, a de Coimbra na 185ª e a de Aveiro na 208ª.

imprimir
tags
outras notícias