conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
De 20 a 26 de julho, organizado pela Fundação Mata do Buçaco e pelo Departamento de Engenharia Civil
Workshop de Verão para Preservar o Património Edificado
Ermida de São José
De 20 a 26 de julho a Fundação Mata do Buçaco (FMB) e o Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da Universidade de Aveiro organizam uma ação de formação com objetivo de intervir num caso de estudo, tendo como referência a Ermida de São José do séc. XVII na Mata Nacional do Buçaco.o primeiro Workshop de Verão, intitulado “Técnicas tradicionais para intervenção em edifícios históricos”, na Mata do Buçaco, enquadrado no ciclo de eventos: Seminário de Património Edificado do Buçaco (27 de março de 2015) / Workshop Técnicas tradicionais para intervenção em edifícios históricos.

O workshop irá intervir essencialmente na Ermida de São José, um dos edifícios afetados pela passagem do ciclone GONG, a 19 de janeiro de 2013, que resultou na queda de uma fração significativa de árvores sobre edifícios inseridos na mata, nomeadamente ermidas, capelas e fontes.

O objetivo do curso é dar a conhecer as características formais e materiais das construções da Mata do Buçaco, compreender a ação dos agentes de degradação nas construções antigas e apresentar os importantes princípios éticos que devem ser aplicados nas intervenções em edifícios históricos.

Este evento pedagógico terá uma forte componente prática visando a intervenção ao nível de revestimentos exteriores e interiores, tetos e cobertura. Desde o diagnóstico, passando pela fundamentação das metodologias de intervenção e sua implementação ter-se-á possibilidade de conhecer, contactar e aplicar as técnicas ancestrais de construção (especificamente as aplicadas no século XVII) e sua reparação face à ação de uma catástrofe natural.

Conforme já anunciado antes, a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Buçaco querem aproveitar os fundos europeus do Portugal2020 para a recuperação e restauro do património edificado da Mata Nacional do Buçaco, tendo em vista uma futura candidatura a Património Mundial da UNESCO.

Com vista a atingir esse desígnio foi desenvolvido um projeto de requalificação do património edificado. A recuperação deste património prevê duas vias: por um lado a procura de apoios financeiros em diversos programa existentes, como é exemplo o Portugal2020, em trabalhos cujo programa é extenso, e por outro lado, recorrendo ao auxílio de mecenas e parceiros, para trabalhos pontuais de menor escala em uma unidade edificada das várias tipologias arquitetónicas do Buçaco, como é exemplo do Workshop de verão.

Este ciclo de eventos organizado em parceria entre a Fundação Mata do Buçaco, F.P., a Universidade de Aveiro e a Camara Municipal da Mealhada, tem como patrocinadores a Umbelino Monteiro, a DDL Argamassas Tradicionais Pré doseadas e Aldeias de Pedra.

O grupo de formadores do workshop pertence ao núcleo de patrocinadores e organizadores do curso, que representam um conjunto de empresas/instituições de relevância académica e em trabalhos de restauro do património cultural nacional: Ana Luísa Velosa e Luís Mariz do DECivil da UA, Filipe Teixeira da FMB, Alexandre Costa e Tiago Ílharco da NCREP (Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda), Luis Domingos das Aldeias de Pedra e Pedro Lourenço da Umbelino Monteiro.

O workshop é destinado preferencialmente a estudantes de engenheira civil, arquitetura, conservadores-restauradores e outros estudantes de áreas relacionadas com o património histórico, mas também à comunidade em geral.

O valor do curso é de 100 euros que incluem alojamento e almoço durante o período do workshop.

As inscrições devem ser feitas para patrimonio@fmb.pt ou 231 937 000.

Para consultar o programa em detalhe do workshop: www.fmb.pt

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias