conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Professor da UA melhora site sobre os peixes
Ainda mais fácil identificar os peixes e descobrir as condições do ambiente aquático na Ria de Aveiro
Estas e outras espécies de peixes da Ria podem ser identificadas mais facilmente
Pescadores lúdicos e comerciais, profissionais da restauração, estudantes ou investigadores têm agora, em http://riadeaveiro.web.ua.pt, um sítio com informação completa, intuitiva e adaptável a vários suportes para aceder a informações sobre os peixes da Ria. Para além de uma mais intuitiva identificação sistemática e das categorias ecológicas das espécies, José Eduardo Rebelo, professor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, criou uma nova versão do sítio para prestar também informações sobre as condições ambientais aquáticas da laguna e incluir uma secção sobre divulgação. A atualização é agora mais fácil, explica o professor e investigador.

A pensar em quem estuda, tanto no ensino superior como no ensino básico e secundário, mas também nos investigadores, no turismo, na pesca lúdica e comercial, nos profissionais dos restaurantes – que têm disponíveis para os seus menus os nomes dos peixes em várias línguas – o sítio web, que ajuda a identificar as espécies da Ria, foi melhorado e reformulado. Integra agora, por exemplo, um glossário e mais figuras, nas chaves de identificação sistemática para facilitar o processo. Professor e investigador na área da ictiologia, ou seja, estudo dos peixes, José Eduardo Rebelo explica ainda que o sítio http://riadeaveiro.web.ua.pt foi construído numa versão “responsive”, adaptável não só aos computadores tradicionais como a telemóveis e tablets.

Estão disponíveis ferramentas úteis para investigadores, docentes e estudantes como: chaves dicotómicas de identificação sistemática; listas de famílias, de nomes científicos e de nomes comuns; tabelas com as espécies agrupadas em guildas ecológicas. 

Os empresários, particularmente turísticos, os pescadores e o público em geral, encontram neste sítio informações sobre o ambiente aquático, ao longo dos meses do ano e em diferentes regiões da laguna, sobre os nomes comuns, em português e em outras línguas, das espécies mais frequentes e sobre particularidades interessantes e curiosidades sobre a vida das espécies de peixes.

No tópico “divulgação”, está disponível um documentário  transmitido no programa da RTP2 “Biosfera”, sobre a apanha do meixão com comentários de José Eduardo Rebelo.

Para além das informações já disponíveis, José Eduardo Rebelo promete ampliar e atualizar a informação contida no sítio, por exemplo, com mais dados sobre a caraterização abiótica da Ria, ou seja, sobre as condições ambientais (como o pH, a turbidez e a profundidade nos vários locais da Ria), sobre a origem e formação da Ria de Aveiro e, também, com receitas culinárias de peixe, tradicionais da região..

O endereço do sítio é: http://riadeaveiro.web.ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias