conteúdos
links
tags
Distinções
Investigador do Departamento de Física e do CICECO - Aveiro Institute of Materials da UA
IEEE premeia Andrei Kholkin pela investigação dos materiais ferroelétricos em nanoescala
O investigador Andrei Kholkin (no meio) durante a entrega do galarão
Andrei Kholkin, investigador do Departamento de Física e do CICECO - Aveiro Institute of Materials da Universidade de Aveiro, conquistou o prémio “Ferroelectrics Achievement Award” atribuído pela sociedade IEEE-Ultrasonics, Ferroelectrics and Frequency Control (UFFC). O galardão atribuído pela mais importante e representativa organização mundial de promoção do conhecimento nos campos da engenharia eletrotécnica, eletrónica e da computação, homenageia Andrei Kholkin pelos seus estudos na área de materiais ferroelétricos em nanoescala. Esta é a primeira vez que o prémio da IEEE-UFFC vem para Portugal. Este prémio é atribuído anualmente para celebrar os membros honorários da comunidade internacional pelas suas descobertas e avanços na investigação de materiais ferroelétricos.

Andrei Kholkin fez uma contribuição significativa na área de materiais piezoelétricos sem chumbo, materiais com alto acoplamento eletromecânico, filmes finos e nano estruturas, bem como métodos para a sua investigação à nanoescala. Estes materiais são utilizados em elementos de memória, sistemas micro-mecânicos, conversores de energia, assim como em vários dispositivos para aplicações biomédicas.

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar a 27 de maio, em Singapura, durante o simpósio ISAF-ISIF-PFM de que o Andrei Kholkin foi um dos organizadores, tendo dado um tutorial sobre o tema dos seus estudos. O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) é uma das maiores associações profissionais internacionais, que inclui mais de 40 sociedades e 400 000 membros. A sociedade UFFC premia anualmente os melhores especialistas no domínio das tecnologias que fizeram um excelente contributo para o desenvolvimento da tecnologia. Em 2012, Andrei Kholkin foi nomeado para o título “IEEE fellow”, dentro do grupo de seis investigadores em Portugal.

imprimir
tags
outras notícias