conteúdos
links
tags
Investigação
Campanha avistou quase 700 indivíduos, entre baleias, cachalotes e golfinhos
Biólogos da UA em missão área de registo de cetáceos na costa portuguesa
Vista geral a partir da janela bolha
Baleias-comuns, baleias-anãs, cachalotes, baleias-pilotos, grampos, zífios, baleias-de-bico, golfinhos-riscados, golfinhos-comuns e roazes. Estas foram as espécies avistadas por investigadores e estudantes de doutoramento do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) durante a campanha de censos aéreos para cetáceos que decorreu a 18 e 19 de junho. A missão, entre as 50 e as 200 milhas náuticas ao longo da costa nacional, decorreu no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido ao abrigo do LIFE+ MARPRO entre a Força Aérea Portuguesa (FAP), a UA e a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem. Ao todo os investigadores avistaram 698 indivíduos pertencentes àquelas espécies.

Esta campanha teve como principal objetivo padronizar o método de amostragem em aeronave para censos em áreas afastadas do continente, com custos mais reduzidos do que métodos baseados em embarcações.

A missão, que percorreu cerca de 3700 quilómetros, avistou também tartarugas-de-couro e tartarugas-boba. Os dados recolhidos permitirão validar esta metodologia como padrão para censos de cetáceos em ambiente offshore para fora das 50 milhas náuticas.

Segundo os observadores da UA, "os voos decorreram bastante bem, o que também é perceptível a partir do número e diversidade dos cetáceos registados".

Para esta missão a FAP disponibilizou um CASA C-295M da Esquadra 502 "Elefantes". Esta remonta ao ano de 1937 e na atualidade realiza missões de transporte aéreo-geral, transporte aéreo-tático, apoio logístico, vigilância marítima, busca e salvamento, evacuações aero-médicas, lançamentos de tropas aerotransportadas, lançamento de carga aérea e transporte de altas entidades.

Este avião é um bimotor, turbo-hélice de transporte, com estrutura metálica de asa alta, trem de aterragem em triciclo retráctil, cockpit pressurizado e aviónica digital, equipado com dois motores de turbina livre.

A versão usada na campanha apresenta três janelas tipo bolha, o que permite uma dupla plataforma de censos, estando equipada com sistema de registo de vídeo, permitindo efectuar censos na linha de amostragem com recurso à análise de imagem.

 

imprimir
tags
outras notícias