conteúdos
links
tags
Campus
Edição será lançada a 21 de junho, na Praia da Vieira
Investigadores do Departamento de Biologia da UA participam em guia da Praia da Vieira
Guia da Praia da Vieira inclui colaboração de investigadores da UA
Investigadores do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA) participaram num levantamento da fauna e flora para a criação do percurso pedestre e no Guia da História e da Natureza – Praia da Vieira que vai ser lançado a 21 de junho, a partir das 15h30, na Biblioteca de Instrução e Recreio na Praia da Vieira. A edição resulta de uma parceria que envolveu, para além da UA, a Câmara Municipal da Marinha Grande, a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e o Instituto de Conservação Nacional das Florestas.

A componente “Natureza”, do percurso e do guia são da autoria dos investigadores Rosa Pinho, Sónia Guerra e Lísia Lopes, que realizaram o trabalho de caraterização da flora, e também de Mário Carmo e Milene Matos, que fizeram o levantamento dedicado à fauna.

O programa de lançamento do novo Guia inclui o percurso pedestre da Praia da Vieira “Percurso de Pequena Rota PR1”, com uma distância de 11 km, na manhã de 21 de junho, tendo o seu início junto à foz do Rio Lis na Praia da Vieira, pelas 9h30. Haverá concentração no Jardim Stephens na Marinha Grande, pelas 9h00, para quem pretende transporte em autocarro para a Praia da Vieira.

O percurso da Praia da Vieira visa ainda divulgar os recursos endógenos e sensibilizar a população para a necessidade de proteção deste ecossistema costeiro.

O percurso implementado é circular, tem início e fim na foz do rio Lis, Praia da Vieira e estende-se por 11 Km de paisagens e habitats diversos, desde as margens e zona estuarina do rio Lis, passando pela frente marítima do aglomerado urbano da Praia da Vieira, alguns troços da Mata Nacional e do sistema dunar.

Ao longo do percurso são tratados conteúdos históricos, etnográficos e ambientais relacionados com as várias áreas, locais e temáticas identificadas.

O objetivo desta ação assenta na promoção do turismo ambiental e cultural naquele aglomerado urbano, dando a conhecer os recursos ambientais e culturais locais e rentabilizando as infraestruturas pedonais e cicláveis existentes.

Neste âmbito, a Câmara Municipal da Marinha Grande assegurou a promoção da requalificação ambiental da área de intervenção e o reforço do ecossistema estuarino que a caracteriza, bem como a salvaguarda dos valores naturais, com ganhos significativos ao nível da qualidade de vida da população residente, das condições de acolhimento para os veraneantes e das atratividades para novos tipos de utilização, mais sustentáveis e amigos do ambiente.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias