conteúdos
links
tags
Cultura
Mestrado em Criação Artística Contemporânea 2014/2015
Exposição Praxis e poiesis: 1.2.9 da área de Estudos de Arte
Departamento de Comunicação e Arte
Inaugura dia 4 de junho, pelas 21h30, no Museu de Aveiro - Santa Joana Princesa, a exposição Praxis e poiesis: 1.2.9 da área de Estudos de Arte, do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. A exposição apresenta os projetos finais dos alunos de Mestrado em Criação Artística Contemporânea 2014/2015, e trabalhos de alunos (doutoramento e pós-doutoramento) que estão a desenvolver projetos na área de estudos de arte. A exposição estará patente de 4 a 14 de junho, das 10h00 às 17h00. No dia da inauguração, 4 junho, às 21h30, será servido um Aveiro-de-honra. A entrada é livre.

O mestrado Criação Artística Contemporânea existe deste 2005 e tornou-se já uma referência no panorama cultural da cidade. Nesta edição é visível a diversidade de abordagens no contexto artístico contemporâneo, permitindo aos visitantes experienciar trabalhos de instalação, instalação-interativa, vídeo, fotografia e desenho.

A pluralidade de questões recorrentes na produção artística atual, assim como a multiplicidade de medias explorados, refletidos e apropriados pelas obras expostas (vídeo, instalação, performance, fotografia, escultura, desenho... e as possíveis combinações entre eles), encontram o seu denominador comum na natural, necessária e constante integração entre atitude prática (praxis) e reflexão teórica que marca os processos de criação artística contemporâneos.

Trata-se de uma postura transdisciplinar que acolha criticamente as contribuições resultantes da desejada interseção entre pesquisa acadêmico-científica e processos de criação artística de forma a garantir à praxis artística “uma autonomia na concretização da obra e uma autoconsciência do ato criativo”, compromisso pedagógico afirmado pelo Mestrado em Criação Artística Contemporânea e visível nas obras expostas a público no Museu de Aveiro, Santa Joana Princesa, desde a sua primeira edição, em 2007, e nas sucessivas intervenções aí realizadas.

Valorizando as questões inerentes à investigação no domínio da arte contemporânea, o mestrado procura instaurar uma reflexão sobre o discurso e sobre a materialidade da produção artística, permitindo aos alunos desenvolver competências avançadas no âmbito das metodologias e práticas de investigação em arte; da utilização de novas tecnologias aplicadas à produção artística; da abordagem compreensiva às diversas áreas científicas envolvidas, entendidas como um domínio transdisciplinar; do desenvolvimento de capacidades necessárias ao trabalho numa equipa pluridisciplinar.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias