conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 29 de maio a 12 de junho de 2015
Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (Doutor)
Estão abertas candidaturas para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (Doutor), no âmbito do projeto “Incentivo/CTM/LA0011/2014” (Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos – CICECO), com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais (PIDDAC) e cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, nas seguintes condições:
Área Científica: Química

Requisitos de admissão: Os destinatários da bolsa são doutorados em química tendo um mínimo de 50 artigos SCI publicados, incluindo na área da difração de raios-X, e pelo menos cinco anos de experiência na gestão técnica e administrativa de laboratório(s) de difração de raios-X.

Plano de trabalhos: A bolsa terá por finalidade apoiar o funcionamento do laboratório de difração de raios-X que, presentemente, alberga 3 difractómetros, um de pós (Panalytical Empyream) e dois de monocristal (Bruker Kappa Apex II e Bruker D8Quest). O gestor de ciência e tecnologia do laboratório de difração de raios-X apoia, planeia e gere a utilização dos equipamentos, em particular de monocristal, com vista a assegurar a melhor eficiência na prestação de serviço aos utilizadores internos/externos ao laboratório.

Serão, nomeadamente, funções deste gestor de ciência e tecnologia:

1) Manutenção técnica dos equipamentos, incluindo recolha de dados e resolução de estruturas a partir de dados de monocristal; 

2) Gestão da utilização do equipamento:

-Planeamento, registo e realização de relatórios periódicos de utilização;

-Apoio à gestão financeira;

-Colaboração na criação da página web do laboratório;

3) Apoio às atividades do laboratório:

- Atividades de formação locais (nomeadamente formação e treino de alunos de mestrado e doutoramento);

- Colaboração na organização de eventos (cursos de formação em difração de raios-X e conferências);

4) Desenvolvimento de atividades de investigação.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado CICECO, sito na Universidade de Aveiro sob a orientação científica do Professor Doutor João Rocha.

  

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração até final do projeto (31 de dezembro de 2015), com início previsto para Julho de 2015, em regime de dedicação exclusiva.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: A componente financeira da bolsa está compreendida entre 1495€ e 1995 €/mês, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de transferência bancária.

 

Métodos de seleção: - Relevância e qualidade do trabalho anterior na área científica (valoração 20%);

- Experiência em difração de raios-X e na gestão técnica e administrativa de laboratórios deste tipo de laboratórios (valoração 40%);

- Resultado de entrevista aos candidatos para isso convocados (valoração 40%);

 

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por:

- Professor Doutor João Rocha;

- Doutor Filipe Paz;

- Professor Doutor Vitor Félix.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: O resultado do processo de seleção será divulgado por correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de maio a 12 de junho de 2015.

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

 - Curriculum Vitae detalhado;

- cópia do certificado de habilitações;

- dois contactos para pedido de cartas de recomendação.

As candidaturas deverão ser enviadas, preferencialmente, por e-mail para rocha@ua.pt (Prof. Dr. João Rocha), ou por correio para: Departamento de Química, A/C do Prof. Doutor João Rocha, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro.

imprimir
tags
outras notícias