conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 27 de maio a 9 de junho de 2015
Bolsa de pós Doutoramento
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro (Refª. FCT UID/CTM/50011/2013), financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020 nas seguintes condições.
Área Científica: Química

Requisitos de admissão: Os destinatários da bolsa são doutorados da área da Química ou áreas afins, com experiência e qualidade de investigação científica em química computacional e em síntese de complexos de lantanídeos relevante para o projeto.

Plano de trabalhos: O plano de trabalhos a executar visa essencialmente o reforço da área de modelação computacional de sistemas complexos do LA CICECO, designado por Linha 4 “Computing and Modelling”. Em particular, o bolseiro deverá:

a) Efectuar a modelação computacional de complexos de lantanídeos emissores na região do visível (Ln(III)= Eu3+, Tb3+, Tm3+) através de métodos semi-empíricos e métodos DFT/TD-DFT, de forma a seleccionar os sistemas mais promissores.

 b) Participar na síntese e caracterização estrutural e fotofísica dos complexos pré-seleccionados por modelação teórica.

c) Apoiar a utilização de ferramentas computacionais na resolução de problemas relevantes para o LA CICECO, no âmbito da Linha 4 “Computing and Modelling”.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado CICECO, sito na Universidade de Aveiro, sob a orientação científica dos professores Paulo Ribeiro Claro e Luís D. Carlos.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com possibilidade de renovação até ao período máximo de 24 meses, com início previsto para 1 de julho de 2015. 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1495 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de transferência bancária.

Métodos de seleção: Os critérios de avaliação das candidaturas serão os seguintes: a) curriculum vitae, com enfâse nos indicadores de capacidade inovadora e autonomia (publicações científicas, comunicações orais, projectos, orientações de estudantes, outras actividades de mérito), b) experiência em química computacional (publicações científicas, projetos, conhecimento e uso software ZINDO e métodos TD-DFT), c) experiência e qualidade de investigação científica em síntese de complexos de lantanídeos (publicações científicas, projectos, outros méritos na área), com a valoração percentual de 50%, 25%, 25%, respetivamente.

Será eventualmente feita uma entrevista aos 3 primeiros classificados, com a valoração adicional de 10%.

Composição do Júri de Seleção: - Prof. João Rocha (Presidente do Júri), Prof. Paulo Ribeiro Claro e Prof. Luís Carlos, membros do Laboratório Associado CICECO.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida, e enviada por correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de maio a 9 de junho de 2015.

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura.

- Curriculum vitae.

- Fotocópia do(s) certificado(s) de habilitações detalhados.

- Fotocópia do Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão

As candidaturas deverão ser enviadas por email para prc@ua.pt, ou por correio registado para Paulo Ribeiro Claro, Departamento de Química/CICECO, Universidade de Aveiro, 3010-193 AVEIRO

imprimir
tags
outras notícias