conteúdos
links
tags
Investigação
Avaliação dos efeitos de nanomateriais no ambiente
Investigadores do Departamento de Biologia e CESAM participam no projeto europeu FENOMENO
Departamento de Biologia
O projeto FENOMENO desenvolve-se ao longo de 36 meses e possui como principal objetivo avaliar os efeitos provocados por nanomateriais em ecossistemas dulçaquícolas. O projeto conta com financiamento europeu e executado por quatro instituições, entre as quais está a Universidade de Aveiro (UA).

O projeto FENOMENO-Fate and effect of wastewater-borne manufactured nanomaterials in aquatic ecosystems possui financiamento europeu (1.1 milhões Euros), no âmbito do programa SIINN ERA-NET (http://www.siinn.eu), e será executado por um consórcio que integra investigadores da Universidade de Siegen (Alemanha - líder do projecto -, do Instituto de Biologia Molecular e Ecologia Aplicada-IME (Alemanha), da Universidade de Innsbruck (Áustria).

Os nanomateriais são já muito utilizados em produtos comummente utilizados pelos consumidores na sua rotina diária. Durante a sua utilização normal (ex. durante a lavagem), estes materiais são conduzidos até estações de tratamento de águas residuais, através de escoamentos domésticos, e destas para o ambiente. O que acontece com os nanomateriais durante este transporte? Os processos de tratamento das águas residuais irão modificar os nanomateriais? Que influência poderão ter estas modificações no ambiente e na nossa saúde?

Estas constituem algumas das perguntas que irão serão abordadas no âmbito do projecto FENOMENO por uma equipa multidisciplinar. Em particular, a equipa do Departamento de Biologia & CESAM será responsável pela avaliação dos efeitos destes nanomateriais a nível molecular e bioquímico em espécies representativas de produtores primários, consumidores primários e consumidores secundários.

(+ info: http://www.uni-siegen.de/presse/press_releases/635585.html )

imprimir
tags
outras notícias