conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Nova licenciatura no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro
Reabilitação do Património é nova licenciatura a partir do ano letivo 2015-2016
Licenciatura vai dotar os profissionais de competências fundamentais para a intervenção no património edificado
O Departamento de Engenharia Civil da Universidade (DECivil) de Aveiro terá como nova oferta formativa, a partir do ano letivo 2015/16, a Licenciatura em Reabilitação do Património, curso acreditado pela A3ES. Esta oferta formativa visa colmatar uma lacuna de formação na área da reabilitação do património edificado, preparando profissionais para um setor do mercado de trabalho em crescimento.

A Licenciatura em Reabilitação do Património tem a duração de 3 anos letivos e encontra-se estruturada em unidades curriculares semestrais. O ensino ministrado dotará os licenciados duma forte componente teórica, fundamental para o adequado exercício profissional, complementada com as componentes científica e técnica adaptadas à intervenção prática. Iniciando-se com unidades curriculares como Desenho, Modelação Geométrica e Visual da Construção e História da Arquitetura, o conhecimento é aprofundado e aplicado em unidades curriculares como Metodologias de Inspeção, Diagnóstico e Monitorização, Patologia dos Materiais, Conservação e Reabilitação da Construção e Projeto. Para este propósito, o curso compreende uma equipa docente com ampla experiência no domínio da reabilitação do edificado, a nível nacional e internacional.

Esta licenciatura dotará os profissionais de competências fundamentais para a intervenção no património edificado, fornecendo competências específicas e permitindo a atuação em áreas tão diversas como: a inventariação e definição de estratégias de intervenção; a direção técnica de obras de conservação e reabilitação; a integração em equipas de projeto de reabilitação; a preparação de normas de execução e especificação de materiais; a integração e organização de equipas de fiscalização, programar e intervir no património; a integração; como quadros de gestão intermédia e superior; a integração em instituições culturais e pelouros da cultura e planeamento.

Colmatando uma necessidade actual, o curso de Reabilitação do Património na Universidade de Aveiro formará profissionais dotados de capacidades específicas para atuar como agentes fundamentais na gestão integrada, conservação e reabilitação do património nacional e internacional.

Para facilitar a integração no mercado de trabalho está previsto no fim da Licenciatura a realização de protocolos para estágios extra curriculares dos alunos(as) em empresas e outras entidades ligadas à intervenção, promoção e gestão do património.

Para mais informações visite http://www.ua.pt/decivil/licenciatura_em_reabilitacao_do_patrimonio ou contacte:  decivil.direccao@ua.pt ou sec@civil.ua.pt

imprimir
tags
outras notícias