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GRIDS aposta em “estratégias inovadoras” no ensino e na aprendizagem
Futuros engenheiros mecânicos da UA desenvolvem ferramentas computacionais móveis
Os professores Robertt Valente e João Alexandre Oliveira (a trás) com alguns dos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica
Desenvolver aplicações móveis (APPs) e produtos computacionais potenciadores de estratégias eficientes no domínio ensino/aprendizagem são alguns dos novos desafios propostos aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (MIEM) da Universidade de Aveiro (UA). Essa atividade exploratória foi lançada neste ano letivo aos alunos daquele curso com a orientação do GRIDS, um grupo de investigação do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) e do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), dedicado às áreas da Engenharia Mecânica e com um forte caráter computacional.

Um dos pilares do GRIDS assenta no desenvolvimento de ferramentas de simulação numérica não só para aplicações em engenharia mas também vocacionadas para o ensino de (e para) engenharia. Razões mais do que suficientes para que Robertt Valente e João Alexandre Oliveira, membros daquele grupo de investigação e docentes no DEM, tenham decidido colocar aos seus alunos o desafio de desenvolver APPs para dispositivos móveis (smartphones e tablets), como trabalho voluntário no contexto das unidades curriculares de Mecânica dos Sólidos (2º ano) e Máquinas Térmicas (4º ano) do MIEM.

Por um lado, explicam os investigadores, “deu-se a oportunidade aos alunos de integrarem atividades de investigação e de desenvolvimento numa fase inicial da sua vida académica em áreas estratégicas atualmente, como é o caso da programação científica móvel”. Por outro lado, “promoveu-se de forma natural o espírito de iniciativa e de empreendedorismo por parte dos alunos”.

O desafio foi corajosamente abraçado pelos alunos do MIEM, que adotaram diferentes plataformas de desenvolvimento de aplicações para o sistema operativo Android. Francisco Felício, do 2º ano, e Paulo Soares, do 4º ano, utilizaram a ferramenta Android Studio, ao passo que Rúben Lourenço e Tiago Ávila, ambos do 2º ano, utilizaram a plataforma MIT App Inventor.

Foram assim desenvolvidas ferramentas computacionais de apoio ao ensino e aprendizagem no contexto daquelas unidades curriculares, conduzindo a produtos tecnológicos que agora serão utilizados por outros alunos do curso. Os novos produtos foram apresentados publicamente no evento SRGx2015, organizado pelo GRIDS e que decorreu no DEM no passado dia 25 de Fevereiro.

“O espírito de trabalho destes alunos continua a dar frutos e, neste momento,  prosseguem no desenvolvimento de novas aplicações móveis e na resposta a novos desafios”, congratulam-se Robertt Valente e João Alexandre Oliveira. Como parte desta experiência, os alunos, apoiados pelos docentes e restantes membros do GRIDS, encontram-se a preparar um conjunto de workshops destinados à formação, nesses domínios, de alunos de pós-graduação e professores, de maneira a replicar estas metodologias com outros alunos e outras unidades curriculares.

“Todo este conjunto de atividades tem também um papel crucial no desenvolvimento de competências transversais por parte dos alunos. Este espírito de trabalho e de colaboração é, aliás, uma das características deste grupo de investigação, promovendo a aproximação entre as componentes lectiva e de investigação dentro da Academia, ao mesmo tempo que potencia o aproveitamento das diferentes dinâmicas e motivações dos seus membros”, apontam os docentes do DEM.

Da parte dos orientadores Robertt Valente e João Oliveira, o objetivo atual passa por envolver alunos dos demais anos letivos do MIEM nesse desafio, de maneira a que seja criada uma série de ferramentas computacionais de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, acessíveis a todos os alunos que disponham de um dispositivo móvel adequado. De futuro, essas mesmas ferramentas poderão vir a ser disponibilizadas para alunos de outras Universidades, ajudando assim a projetar ainda mais o nome da UA nesse domínio.

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