conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 15 a 28 de maio
Bolsa de Investigação para Licenciados em Biologia
Estão abertas candidaturas para 1 (um) lugar de Bolseiro de Investigação Licenciado, no âmbito do projeto “FIRETOX - Efeitos tóxicos dos incêndios florestais nos sistemas aquáticos" (PTDC/AAG-GLO/4176/2012-FCOMP01-0124-FEDER 027783), com apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC) e com co-financiamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).

Formação Académica: poderão candidatar-se Licenciados em Biologia.

Objeto de Atividade e sua orientação: A bolsa terá por finalidade a participação em trabalhos de campo num estudo sobre os efeitos tóxicos dos incêndios florestais nos sistemas aquáticos, nomeadamente através de escorrência superficial em áreas recentemente ardidas”. O trabalho incluirá: i) saídas de campo para levantamento de parâmetros hidromorfológicos, físico-químicos e biológicos, assim como manutenção dos equipamentos em campo; ii) ajuda no desenvolvimento de ensaios ecotoxicológicos em campo; iii) tratamento dos dados hidromorfológicos, físico-químicos e biológicos. O trabalho será orientado pelo Investigador Responsável do projeto, Doutor Nelson J. Abrantes.

Duração e Regime de Atividade: A bolsa terá início previsto para junho de 2015 e término a 30 de setembro de 2015.

Métodos e critérios de seleção: Análise curricular: média de licenciatura igual ou superior a 15 valores (1 valor), ser (co)autor de pelo menos 2 publicações científicas em jornais referenciados no Web of Science (WOS) (1 valor), participação anterior em projetos de investigação (1 valor); Motivação: interesse pela área de Impactos do Incêndios florestais nos ecossistemas e interesse no desenvolvimento da carreira científica, nomeadamente através do início de trabalhos conducentes ao desenvolvimento de doutoramento nesta temática (1 valor); Experiência prévia em áreas relevantes para o projeto, nomeadamente experiência em trabalhos de campo, especialmente em áreas florestais (1 valor), experiência comprovada e certificada na monitorização em campo e colheita de macroinvertebrados (1 valor) e domínio comprovado e certificado nas metodologias de River Habitat Survey (1 valor); capacidade de comunicação, leitura e escrita em português e inglês (1 valor). O trabalho exige que o candidato possua carta de condução de ligeiros. Se necessário para comprovar o mérito do(s) candidato(s) realizar-se-á uma entrevista ao(s) melhor(es) candidato(s).

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745€ (remuneração mensal segundo os valores estipulados na tabela FCT). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — 2013 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, de 20 de maio.

Composição do Júri de Seleção Júri: Dalila Serpa (Investigadora de Pós-doutoramento), Jan J. Keizer (Investigador de Pós-doutoramento) e Nelson J. Abrantes (Investigador de Pós-doutoramento).

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 a 28 de maio de 2015.

Formalização e envio da candidatura: As candidaturas, dirigidas ao Presidente do Júri - Doutor Nelson J. Abrantes, devem ser formalizadas através do envio de carta/e-mail de apresentação e motivação do candidato para o trabalho em questão, utilizado formulário de candidatura a bolsas de investigação disponível em https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032 e dos seguintes documentos: Curriculum Vitae atualizado; Fotocópias simples do(s) Certificado(s) de Habilitações e do Bilhete de Identidade/Cartão Cidadão. De preferência, uma ou duas cartas de recomendação, com contacto do emissor.

As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico, para o endereço dao-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc njabrantes@ua.pt, indicando o assunto Ref.ª BI/UA/FIRETOX/2015.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por pontuação final e através de notificação dos candidatos por e-mail.

 

Universidade de Aveiro, 30 de abril de 2015

imprimir
tags
outras notícias