conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Workshop de gestão de referências bibliográficas, dia 30 de abril, das 18h00 às 20h00
Não stresses: usa o Mendeley!
A Biblioteca da UA promove no dia 30 de abril, das 18h00 às 20h00, o workshop "Não stresses: usa o Mendeley!". Decorre na sala de formação da Biblioteca e destina-se a toda a comunidade académica. Gerir as citações e referências bibliográficas no âmbito de um trabalho académico ou científico e organizar toda a informação bibliográfica recolhida de forma eficaz são algumas das dúvidas que podes ver esclarecidas nesta sessão.

Sim, todos sabemos que a organização e gestão das citações e referências bibliográficas no âmbito de um trabalho académico ou científico pode ser motivo de stress e desorientação. Onde posso organizar toda a informação bibliográfica recolhida e geri-la de forma eficaz, qual o estilo a usar e que configuração devem ter as citações e as referências? Este workshop dá-te a solução: foca-se na automatização das tarefas ligadas à gestão de referências bibliográficas com recurso ao Mendeley.

Os formadores de Mendeley da Biblioteca da UA são certificados pela editora Elsevier, como Mendeley Advisors. 

Programa da sessão:

  • Citações em texto e referências bibliográficas
  • Registo e instalação do software e dos plugins
  • Inserção de referências bibliográficas e organização das mesmas
  • Inserção e edição de citações num documento Word
  • Apresentação da bibliografia e alteração de estilos bibliográficos
  • Funcionalidades de edição, gestão e partilha do Mendeley

Plano do Workshophttp://portal.doc.ua.pt/formacao/30.pdf 

A sessão decorre com o mínimo de 10 participantes e um máximo de 35, a frequência é gratuita mas a inscrição é obrigatória, através do URL http://aveiro.libcal.com/event.php?id=942259

Ainda não conheces o Mendeley?

O Mendeley é um sistema para gestão de referências bibliográficas que permite a recolha e inserção de citações e referências bibliográficas em texto. Este programa disponibiliza uma versão livre para Windows e Macintosh com espaço de armazenamento até 2Gb.


Numa interface amigável destacam-se como características e funcionalidades o uso intuitivo do programa, a possibilidade de utilização do programa sem ligação à Web através da versão desktop (livre) e a importação de referências bibliográficas a partir de bases de dados e catálogos bibliográficos. Permite a integração com processadores de texto, a seleção e aplicação de diferentes estilos bibliográficos e a sincronização automática entre as versões desktop e Web.

Destacam-se ainda as ferramentas de partilha e colaboração, bem como a base de dados de conteúdos científicos e académicos do Mendeley - Papers.

Aceda em: http://www.mendeley.com/.

Para informações adicionais contactar o Serviço de Formação das Bibliotecas da UA:

sbidm-formacao@ua.pt
22303 | 22304 | 234 372 504
http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/formar

imprimir
tags
evento relacionado