conteúdos
links
tags
Desporto
Três títulos nacionais entre constantes presenças no pódio
Atletas da UA conquistam os melhores resultados de sempre nos Campeonatos Nacionais Universitários
As campeãs nacionais de basquetebol
As equipas de basquetebol feminino e masculino e a equipa de andebol feminino da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) alcançaram o primeiro lugar nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) que decorreram em Braga e em Guimarães de 19 a 26 de abril. Os novos campeões nacionais da UA são apenas a ponta do icebergue de uma fantástica participação dos atletas da academia que, em oito modalidades, alcançaram o pódio. As equipas da UA atingiram mesmo o melhor resultado de sempre em modalidades coletivas nos CNU que este ano reuniram 2300 estudantes-atletas de todo o país.

“As equipas da AAUAv obtiveram resultados extraordinários”, congratula-se André Reis, presidente da AAUAv. O responsável aponta que as metas alcançadas pela delegação da UA, que entre atletas, treinadores e dirigentes levou aos CNU duas centenas de pessoas, “são os melhores resultados da história da Associação Académica ao nível dos Campeonatos Nacionais Universitários Concentrados”.

“Atingimos o título de Campeões Nacionais Universitários em três modalidades: Basquetebol Masculino e Feminino e Andebol Feminino. É de salientar que nos CNU de 2014, na Maia, as equipas da AAUAv não atingiram qualquer primeiro lugar nas diferentes modalidades”, lembra André Reis que acrescenta: “Vivemos uma semana intensa na Universidade do Minho, sendo que a atitude e a garra dos nossos atletas foi verdadeiramente o segredo para todo este êxito. Quem assistiu aos jogos sentiu, melhor do que ninguém, que os nossos atletas queriam ganhar e foi isso que acabou por acontecer”.

O segredo do êxito, aponta André Reis, tem que ser dividido por diferentes agentes. “Em primeiro lugar, e desde logo, pelos nossos atletas que, como disse, apresentaram uma atitude verdadeiramente fantástica”, sublinha. Em segundo lugar, “pela Reitoria da Universidade de Aveiro e pelos seus Serviços de Ação Social que, ano após ano, estão cada vez mais sensíveis para a necessidade de apostarmos no desporto como forma de atratividade da nossa própria instituição, garantindo recentemente a publicação do Estatuto Estudante-Atleta”. E por último, aponta, “por todos os dirigentes e técnicos desportivos da AAUAv que nos últimos anos tudo fizeram para hoje atingirmos estes resultados”.

A lista final das classificações das equipas da UA nos CNU 2015 fica para a história:

Andebol Masculino: 3.º lugar

Andebol Feminino: 1.º lugar

Basquetebol Masculino: 1º lugar

Basquetebol Feminino: 1º lugar

Voleibol Masculino: 5.º lugar

Voleibol Feminino: 4.º lugar

Hóquei em Patins Masculino: 4.º lugar

Corfebol: 2.º e 4.º lugar

Rugby 7 Feminino: fase de grupos

Atletismo: 2.º lugar coletivo

Natação: 3.º lugar coletivo

Remo e Canoagem: 4 medalhas

Judo: 6.º lugar coletivo

imprimir
tags
outras notícias