conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dia 23 de abril
WEsdom: a West-East bridge of Knowledge - workshops e apresentação
Evgueni Chervoni e Tiago Castro
No próximo dia 23 de abril irá decorrer a apresentação pública do projecto WEsdom: a West-East bridge of Knowledge, uma parceria entre a 4iS - Plataforma para a Inovação Social (Aveiro) e a Shevsvehvsky Hai (Lviv, Ucrânia), no âmbito do programa europeu TANDEM-Ukraine – às 16h30, no Auditório da Livraria da Universidade de Aveiro. Serão também apresentados os resultados dos workshops: “Public engagement in Museums” & “Democratizing Museum activity”, que decorrem durante o mesmo dia, das 9h30 às 16h30. Estes workshops, gratuitos mediante inscrição, são dirigidos a técnicos de museus do distrito de Aveiro e à comunidade académica da UA com especial interesse em inovação social, cultura, criatividade e museologia.

O projeto WEsdom: a West-East bridge of knowledge consiste num programa de partilha de conhecimento e desenvolvimento de competências entre as organizações Shevhchenkivskyi Hai e 4iS. Através de um processo colaborativo de aprendizagem e cooperação, as duas organizações, visam desenvolver um projeto-piloto em Lviv e na Região de Aveiro respetivamente, para a implementação de um hub cultural baseado na cooperação com museus, bem como uma “toolbox” que permita qualquer organização cultural implementar um programa de intercâmbio e transferência de conhecimento.

Para a Região de Aveiro e no âmbito da rede de museus do distrito pretende-se gerar um espaço de diálogo e reflexão sobre a pertinência e a viabilidade de desenvolvimento do conceito de Museu enquanto Hub para a Inovação Social.

Agenda da sessão de apresentação do projecto WEsdom – 23 de abril

Auditório da Livraria da Universidade de Aveiro:

09h30-12h30: Workshop I – Public engagement in Museums
13h30-16h30: Workshop II – Democratizing Museum activity
16h30-17h30: Apresentação pública do projecto WEsdom e dos resultados dos Workshops
17h30-18h00: Networking

A participação nos workshops é gratuita e limitada a 15 pessoas, mediante inscrição até ao dia 22 de abril através do contacto: puis@ua.pt (emissão de certificado).

A apresentação pública do projeto WEsdom (16h30-18h00) é aberta à comunidade, mediante inscrição, até ao dia 22 de abril, através do contacto: puis@ua.pt.

A língua de trabalho é o inglês.

A 4iS – Plataforma para a Inovação Social foi selecionada para o Tandem Ukraine 2014/2015, entre 120 candidaturas de 19 países da União Europeia. Esta iniciativa integra o Programa TANDEM - Cultural Managers Exchange promovido pela European Cultural Foundation e MitOst e.V. e tem como objetivo apoiar organizações culturais no desenvolvimento e partilha de conhecimento e criação de parcerias entre a Ucrânia e países da União Europeia (UE).

Esta seleção permitiu a participação da 4iS no TANDEM Partner Forum, realizado em Lviv, de 12 a 16 de Novembro passado, onde se reuniram 20 participantes da Ucrânia e 20 participantes da UE. Durante esses dias cada participante da UE estabeleceu uma parceria com um participante da Ucrânia desenvolvendo uma proposta de projeto conjunta.

Deste modo, a 4iS, representada por Tiago Castro estabeleceu parceria com a Shevchenkivskiy Hai, representada por Evgueni Chervoni. As duas organizações submeteram um projeto que foi um dos 12 selecionados para a fase final do programa.

imprimir
tags
evento relacionado