conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Dia 11 de abril
Semifinais das Olimpíadas de Química Júnior trazem 150 alunos à UA
Semifinais das Olimpíadas de Química decorrem na UA
A edição de 2015 das Semifinais das Olimpíadas de Química para o ensino básico, designadas «Semifinais das Olimpíadas de Química Júnior» traz à UA, dia 11 de abril, 150 alunos concorrentes, oriundos de 50 escolas. Esta competição, a par com um programa rico e variado, junta os concorrentes, os seus professores, estudantes voluntários e docentes do Departamento de Química num dia de convívio e troca de experiências.

A recepção está marcada para as 10h00, no Auditório da Reitoria, e as actividades vão decorrer nas instalações do Departamento de Química, do Complexo de Laboratórios Tecnológicos, e do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico. Durante toda a manhã e princípio da tarde, os alunos concorrentes vão ter a oportunidade de testar os seus conhecimentos de Química e a sua capacidade de observação do mundo que os rodeia ao responderem a um conjunto de questões em três laboratórios assim como durante a realização de um peddy paper. Ao longo deste percurso, serão avaliados pelo júri das «Semifinais das Olimpíadas de Química Júnior», constituído por docentes e alunos do Departamento de Química.

Os professores acompanhantes terão a oportunidade de assistir a uma palestra sobre "A química na transformação da receita do pastel de nata" por Rita Bastos e por Elisabete Coelho, no Anfiteatro do Departamento de Química entra as 10h30-12h30 horas.

A realização das Semifinais das Olimpíadas de Química Júnior, com a participação de um tão elevado número de alunos, só é possível com o apoio da Reitoria da Universidade, da Sociedade Portuguesa de Química e grande empenho do Departamento de Química – que envolve docentes, estudantes e bolseiros de pós-graduação, e estudantes de 1º e 2º ciclo.

As diferentes tarefas da organização – recepção, provas laboratoriais, acompanhamento dos concorrentes, etc – estão asseguradas pela colaboração de estudantes voluntários do Departamento de Química, que asseguram diversas tarefas, desde a receção das escolas e orientação dos participantes, até à supervisão dos laboratórios e correcção das provas.

As «Olimpíadas de Química Júnior» tiveram a sua edição pioneira na Universidade de Aveiro em 2004, com a participação de 25 escolas da região. No ano seguinte, o modelo foi alargado a todas as universidades do país, passando a ser um concurso de âmbito nacional.

As Semifinais Olimpíadas de Química Júnior de 2015 realizam-se igualmente no dia 11 de abril, na Universidade da Beira Interior, Universidade do Porto-FEUP, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho e Universidade do Porto-FCUP. A Final Nacional da Olimpíadas da Química Júnior 2015 realiza-se a 9 de maio na Universidade do Minho. 

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias