conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Aos sábados, na Antena 1, a partir das 15h00
Click: nova liga para magnetes e oxigénio singleto contra o cancro
Antena 1
Um nova liga para produzir magnetes, estudada no Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), o estudo sobre o possível uso de oxigénio singleto em tratamentos contra o cancro e na degradação de poluentes ambientais são dois dos temas no menu da próxima emissão do programa radiofónico “Click”, na Antena 1. Esta emissão do programa de divulgação de Ciência, da Universidade de Aveiro (UA), transmitido aos sábados, a partir das 15h00, inclui ainda um desafio de Celso de Carvalho, diretor da Incubadora da UA (IEUA), a quem tiver um produto ou serviço inovador.

Europa e Estados Unidos procuram um material que possa competir com os magnetes permanentes feitos à base de terras raras. Um mineral estratégico para o setor da energia, mas que é explorado apenas por um país. Para acabar com este negócio da China, João Amaral, investigador do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), laboratório associado da UA, propõe que se dê uma nova vida a uma liga de metais descoberta nos anos 30.

Esta semana abrimos uma janela para o empreendedorismo. Celso Carvalho, diretor da Incubadora de Empresas da UA, lança o desafio: quem tiver um produto ou um serviço inovador, tem até 15 de abril para o tirar da gaveta e se candidatar ao Start Aveiro Region. Um concurso de ideias de negócio promovido pela UA e pelos 11 municípios da região.

Nos laboratórios da unidade de investigação em Química Orgânica Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA) os cientistas estão a produzir moléculas fotoativas capazes de gerar oxigénio singleto. João Tomé e Lucía Fernandez, investigadores do Departamento de Química, fazem parte da equipa do projeto europeu SO2S que está a estudar a possibilidade de usar esta espécie tóxica de oxigénio em tratamentos de cancro e para degradar poluentes no ambiente.

As sugestões podem ser enviadas para catarinalazaro@gmail.com.

Todos os programas já emitidos estão disponíveis aqui.

imprimir
tags
evento relacionado