conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 27 de março no Palace Hotel do Bussaco
I Seminário sobre Património Edificado do Buçaco
O I Seminário sobre Património Edificado do Buçaco, organizado pela Fundação Mata do Buçaco (FMB), pela Universidade de Aveiro (UA) e pela Câmara Municipal da Mealhada pretende marcar um momento decisivo para as ações de salvaguarda e proteção do Património Edificado do Deserto dos Carmelitas Descalços do Buçaco. O seminário decorrerá durante todo o dia de 27 de março no monumental Palace Hotel do Bussaco e vai reunir grandes especialistas dos materiais usados nas construções do Buçaco e eminentes investigadores da História, do Património Arquitetónico e Paisagístico do Buçaco. Neste evento serão também apresentados os mais recentes trabalhos académicos realizados pela UA sobre os materiais de construção do Convento e Via-Sacra, contribuindo desta forma para o crescimento do conhecimento sobre o património do Buçaco.

Pretende-se com este encontro não só relembrar o valor patrimonial que a FMB gere, tendo em conta a sua singularidade, mas também aproximar a sociedade do património edificado da Mata Nacional do Buçaco.

Por esse motivo foram convidados grandes nomes da investigação, nomeadamente ligados à história, arquitetura e engenharia do Buçaco, para que sejam eles a revelar este valor patrimonial que a Mata encerra.

O Seminário constituirá também uma forma da FMB estabelecer prioridades relativas ao grande desafio a médio e longo prazo de restauro do património do Buçaco, um legado centenário dos carmelitas descalços, que foi posteriormente enriquecido e ligeiramente alterado no século XIX com o movimento romântico. Aberto à população, o antigo espaço de clausura oferece a quem o visita uma rica viagem pela história e pelos patrimónios.

Durante o encontro serão expostas duas teses de mestrado que irão apresentar novidades sobre os materiais utilizados na construção do património edificado do Buçaco. Intituladas “Caracterização de materiais construtivos dos edifícios do Buçaco” e “Análise De Risco – Via-Sacra do Buçaco” os trabalhos realizados no Departamento de Engenharia Civil da UA por Filipe Bettencourt Ferreira e Rui Veiga, sob orientação de Ana Velosa e Luís Mariz, permitiram aferir quais os materiais utilizados ao longo do tempo em vários edifícios do Buçaco, como argamassas, ou cerâmicos, e estabelecer um mapa de riscos para a Via Sacra.

Pretende-se que os resultados deste seminário possam tornar-se públicos e se acenda uma discussão na área do património, do restauro, da história, entre outras, que auxilie o projeto de restauro do património edificado do Buçaco.

Informações:

A inscrição é gratuita mas obrigatória e poderá ser feita aqui.

Todo o programa do I Seminário sobre Património Edificado do Buçaco pode ser visto aqui

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias