conteúdos
links
tags
Distinções
Routledge Social Sciences Journals distingue estudo do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial
Investigação de Armando Luís Vieira é uma das mais lidos na área do Marketing
O investigador Armando Vieira
Armando Luís Vieira é o autor principal de um dos artigos mais lidos em 2014 na área do Marketing. Um facto que valeu ao trabalho do investigador do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI) da Universidade de Aveiro (UA), publicado no Journal of Business-to-Business Marketing, uma distinção atribuída pela Routledge Social Sciences Journals. O artigo do investigador da UA sistematiza a extensa e fragmentada literatura sobre marketing relacional e testa modelos rivais, com recurso à modelação em equações estruturais, para fornecer uma melhor compreensão de como as características de uma relação de negócio podem contribuir para otimizar o desempenho dos fornecedores de serviços.

“O estudo sugere que os investimentos em marketing relacional só resultarão num aumento da quota de cliente se os níveis de empenho na relação forem elevados ou se tiverem potencial de subida. Isto requer um entendimento sobre o valor que o cliente atribui à relação e como a classifica em termos de satisfação e confiança”, explica Armando Luís Vieira.

Os resultados, acrescenta o investigador do DEGEI, também “sublinham a importância de uma adequada construção e seleção de modelos, uma vez que as conclusões baseadas no mesmo conjunto de dados podem variar significativamente, e que estruturas complexas de ordem superior podem prejudicar o poder explicativo e desvirtuar os efeitos individuais dos constructos”.

Professor no DEGEI, Armando Luís Vieira é doutorado em Gestão pela Nottingham University Business School (Reino Unido), desenvolveu várias atividades no setor empresarial, predominantemente em serviços, e é autor de diversos livros e artigos, nomeadamente nas áreas da hotelaria e turismo, do marketing de serviços e da filosofia da ciência.

O estudo em destaque no Journal of Business-to-Business Marketing teve como co-autoras Heidi Winklhofer e Christine Ennew, investigadoras da Universidade de Nottingham (Reino Unido). 

imprimir
tags
outras notícias