conteúdos
links
tags
Campus
Semana de Acolhimento da UA decorre de 2 a 13 de fevereiro
UA acolhe 142 alunos de 21 países no segundo semestre
A Universidade de Aveiro (UA) acolhe, no segundo semestre, 142 alunos, de 21 países e 68 instituições europeias, americanas e asiáticas, no âmbito de diversos programas de mobilidade, o que se traduz num acréscimo em relação ao período homólogo do ano passado. A Semana de Acolhimento da UA decorre de 2 a 13 de fevereiro, incluindo a sessão de acolhimento no dia 6, às 10h00, no anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica.

Dos 462 estudantes de mobilidade acolhidos na UA em todo o ano letivo 2014-2015, cerca de 60 são alunos que ficam mais de um ano letivo. Os alunos de mobilidade são alunos provenientes de outras instituições, que vêm ao abrigo de programas como o Erasmus+ e Santander Universidades Luso-Brasileiras, e incluem alguns alunos de instituições nacionais (ao abrigo dos programas Almeida Garrett e Vasco da Gama) que efetuam curtos períodos de estudos na UA. Nestes números não estão incluídos alunos dos PALOP, dado que estes têm estatutos específicos.

As nacionalidades mais representadas são a Polónia (23), a Itália (21), Brasil (16), Espanha (10) e Croácia (10), sendo os restantes provenientes de Alemanha, Bélgica, Bulgária, China, Dinamarca, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Letónia, Lituânia, República Checa, Roménia, Rússia e Turquia. A Polónia tem sido a nacionalidade mais representada, secundada pela Itália, Brasil e Espanha.

Entre as principais razões da escolha da UA, os alunos de mobilidade referem, habitualmente, a oferta formativa de qualidade e bem reputada internacionalmente na perspetiva das instituições parceiras, o campus moderno e maioritariamente concentrado numa área da cidade, o programa de acolhimento considerado bom pelos estudantes que nos visitam, a presença positiva nas redes sociais, a proximidade do mar e da praia e a proximidade de centro urbanos de maior dimensão.

A Erasmus Student Network (ESN) de Aveiro promove um conjunto de atividades de acolhimento, nomeadamente de 12 a 26 de fevereiro. Destas destaca-se o “Integration Weekend”, na Pousada da Juventude de Ovar, de 20 a 22 de fevereiro. O programa de atividades pode ser acompanhado no Facebook: https://www.facebook.com/erasmusaveiro?fref=ts .

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias