conteúdos
links
tags
Cultura
Dia 15 de janeiro, pelas 21h30, no Museu Arte Nova em Aveiro
A Arte no Tempo retoma as sessões de Música no Museu
Museu de Arte Nova
Dia 15 de janiero, pelas 21h30, no Museu Arte Nova em Aveiro, a Arte no Tempo retoma as sessões de Música no Museu, com um ciclo dedicado à Música em Portugal no contexto da Arte Nova. O primeiro dos quatro musicólogos que protagonizarão este ciclo é Jorge Castro Ribeiro, docente na Universidade de Aveiro, com o tema A música como parte da vida: a experiência de audição musical no Orpheon Portuense na época da Arte Nova. A entrada livre.

"A partir da década de 1880, o Orpheon Portuense desenvolveu uma importante acção de divulgação musical que contribuiu para a sintonização da vida cultural e artística do Porto com a modernidade europeia de então. Esta acção era dirigida sobretudo às elites de uma sociedade dinâmica, que renovava esteticamente e fazia crescer – com ferro, vidro e bom gosto - a própria cidade e as suas estruturas urbanísticas, sendo o sucesso e enquadramento do Orpheon denunciado pela dimensão e gradual internacionalização da sua própria actividade.

A partir de programas de concertos e das criticas e crónicas da imprensa, propõe-se nesta sessão uma compreensão do clima estético, intelectual e artístico em que a sociedade portuense viveu esta renovação da recepção musical e olhou para os seus protagonistas, em que a presença feminina – como Guilhermina Suggia, por exemplo - marcava uma significativa novidade."

O primeiro dos quatro musicólogos que protagonizarão este ciclo é Jorge Castro Ribeiro, docente na Universidade de Aveiro.

À noite, a entrada para o Museu Arte Nova é feita pela Praça do Peixe.

Mais informações em:

Música no Museu

Música em Portugal no contexto da Arte Nova

 Jorge Castro Ribeiro

 

Blog AnT

www.artenotempo.pt

 

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias