conteúdos
links
tags
Campus
Jing Li, ou melhor, Issa, frequenta um ano de intercâmbio na UA
China: grande festa anual só em fevereiro
Jing Li
A grande festa anual do calendário lunar chinês é em fevereiro, sem data fixa, dependendo a lua. O próximo ano será o Ano do Carneiro. O ano de 2015 do calendário gregoriano equivale ao ano de 4713. Jing Li, de 23 anos, que em Portugal gosta que lhe chamem Issa, veio da Universidade de Estudos Internacionais de Shangai para frequentar um ano do mestrado em Língua Portuguesa na Universidade de Aveiro. Issa fala na importância do peixe inteiro à mesa e das tiras vermelhas com mensagens de felicidade à volta da porta de entrada de cada casa.

O peixe, associado a riqueza e dinheiro, e inteiro, símbolo do bom final e do bom começo, e a galinha acompanhada uma espécie de raviólis chineses, no norte, ou de arroz, no sul da China, são pratos comuns na Passagem do Ano Chinês. A refeição começa a ser preparada durante a tarde.

Nessa noite de Passagem de Ano, que marca o início da primavera, o convívio familiar prolonga-se pela noite dentro, com a ajuda da aguardente chinesa, Montai. Tradicionalmente, era comum os convivas não irem à cama nessa noite, mas hoje já não são muitos a cumprir essa tradição, explica Issa. Embora não seja permitido o fogo-de-artifício no centro das cidades, a tradição tenta resistir apenas com o som dos explosivos. Fora dos grandes centros urbanos, sim, mantém-se a tradição do fogo-de-artifício real.

Os mais velhos dão aos mais jovens envelopes vermelhos com dinheiro em sinal de fortuna. São os mais velhos que, normalmente, ainda fazem questão de usar, nessa noite, vestuário em que predomina o vermelho, assinala a estudante. A esta cor, os chineses associam felicidade, sorte e fortuna. Um ou dois dias antes na noite festiva, é hábito decorar a porta de casa com tarjas vermelhas onde estão escritos termos associados a desejos de felicidade, sorte, saúde… Também uns dias antes, as donas de casa arrumam e limpam o lar, cortam o cabelo e preparam as roupas.

imprimir
tags
outras notícias