conteúdos
links
tags
Campus
Inscrições na Ceia de Natal da UA até 21 de dezembro
Natal multicultural da UA evita ceias solitárias há mais de uma década
Ceia de Natal tem inscrições abertas até 21 de dezembro
Como seria possível juntar, numa mesma mesa iranianos e americanos, ou ucranianos e russos? A resposta é: numa mesa montada pela Universidade de Aveiro e pelo Centro Universitário de Fé e Cultura (CUFC). Momento: a Ceia de Natal. É um dos eventos em que o Natal assume todo o seu pleno sentido de festa de expressão solidária e multicultural, assim como acontece com a iniciativa “Christmas with Portuguese Families” promovida pela Erasmus Student Network (ESN) de Aveiro. Para a Ceia de Natal da UA ainda é possível inscrição até 21 de dezembro.

A ideia surgiu quando se percebeu que, durante a noite de Natal, havia luzes acesas nas residências o que significava que havia pessoas a passar o Natal sozinhas. Desde então, há cerca de uma década, que se organiza uma Ceia de Natal para evitar que alunos, investigadores e professores da UA, de diferentes nacionalidades mas também portugueses, passem o Natal em solidão.

A iniciativa tem vindo a merecer uma adesão cada vez maior e, na edição passada, envolveu 180 pessoas de 24 nacionalidades. Os convivas oriundos de países de expressão portuguesa têm sido os que participam em maior número. Este número tem sido cada vez maior, de ano para ano, explica ainda Miguel Oliveira, técnico superior dos Serviços de Ação Social da UA e um dos organizadores que, há cerca de dez anos, passa o Natal nesta festa solidária.

Procura-se que esta Ceia seja um convívio de cariz, essencialmente ecoménico, embora haja referências ao Natal católico, afirma ainda Miguel Oliveira. “O facto de juntar à mesma mesa pessoas de diferentes nacionalidades, culturas e confissões religiosas basta para tornar esta iniciativa um evento verdadeiramente marcante”, comenta. Aos convivas, juntam-se, habitualmente, o Reitor da UA e o Bispo de Aveiro, os Serviços de Ação Social da UA e a direção do CUFC. 

As inscriçõeas para a Ceia de Natal da UA podem ser feitas até 21 de dezembro através de formulário próprio.

Dúvidas ou esclarecimentos:
- Uiara Martins (CUFC)- uiara19@gmail.com
- Miguel Oliveira (SASUA) – miguel.oliveira@ua.pt 
- Pedro Neto (CUFC) – cufc@ua.pt

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias