conteúdos
links
tags
Campus
Visita à academia de José Maria Neves, Primeiro-ministro de Cabo Verde
Cabo Verde em direcção ao futuro com o apoio da UA
José Maria Neves e Manuel António Assunção em cooperação a pensar no amanhã
“As Tecnologias da Informação e o Mar são as áreas que estamos a eleger como fundamentais para o futuro de Cabo Verde e nas quais queremos cimentar a cooperação com a Universidade de Aveiro (UA)”, garantiu ontem José Maria Neves, Primeiro-ministro de Cabo Verde, durante a visita à academia de Aveiro. Se na primeira área, a conceção do Sistema de Informatização da Justiça (SIJ) de Cabo Verde é hoje uma realidade já implementada pela UA, e cuja ajuda da academia o governante quer “alargar ainda mais” para outros serviços fundamentais do país, ao nível do ensino e investigação apontados ao Mar, José Maria Neves quer igualmente a academia de Aveiro ao lado de Cabo Verde.

Com o Mar como horizonte, um dos pontos altos da visita de José Maria Neves a Aveiro aconteceu com a deslocação do governante ao ECOMARE, o futuro centro de investigação e transferência de tecnologia dedicado às questões do mar, com condução científica da academia de Aveiro e da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.

“Sendo Cabo Verde um país arquipélago, a economia ligada ao mar é muito importante. Nesse sentido há aqui [ECOMARE/UA] muitas possibilidades de cooperação ao nível  da investigação científica e de desenvolvimento de empresas focadas no oceano”, disse José Maria Neves durante a visita àquele espaço.

Constituído por duas unidades, o Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha e a Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos, o espaço está localizado entre o Porto de Pesca Costeira/Lota e o Jardim Oudinot, em Ílhavo.

Resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo, a UA e a Administração do Porto de Aveiro, o ECOMARE, que será inaugurado no final do primeiro trimestre de 2015, pretende ainda desenvolver a prestação de serviços de I&DT+I (Investigação, Desenvolvimento e Tecnologia) e respetiva transferência para empresas e organizações governamentais e internacionais, no âmbito do mar, com vista ao aproveitamento sustentável dos recursos marinhos.

Também a implementação do Sistema de Informação Académico na Universidade de Cabo Verde (UniCV) e a construção de um laboratório para o curso de Engenharia Civil naquela Universidade, uma área para a qual a UA se propõe a apoiar na revisão curricular e na requalificação dos docentes locais, foram alguns dos projetos apresentados a José Maria Neves por Manuel António Assunção, planos onde as duas instituições de ensino superior querem estreitar esforços.

O Reitor da UA e o Primeiro-ministro de Cabo Verde trocaram igualmente vontades de cooperação na formação de professores e docentes da UniCV não só nas áreas das Tecnologias da Informação e do Mar, mas também do Turismo e no apoio ao empreendedorismo, transferência de conhecimentos, prestação de serviços e inserção profissional.

“É uma grande Universidade onde Cabo Verde poderá encontrar componentes essenciais para o futuro do país, designadamente nas Tecnologias de Informação e em tudo o que diga respeito à investigação e formação no domínio do Mar”, apontou José Maria Neves no final da visita. “Considero que a UA está na linha da frente em termos de formação e investigação para criar um novo futuro. Estive num grande centro de ensino que alberga uma importante comunidade académica e com a qual podemos alargar ainda mais a cooperação já existente”, disse.

Manuel António Assunção garantiu que “a UA e Cabo Verde estão a caminhar juntos e a honrar uma parceria muito fecunda”. O Reitor da academia apontou que são as dezenas de estudantes cabo-verdianos formados na UA “os melhores embaixadores do que de melhor se faz na UA”.

A visita do Primeiro-ministro, que, para além do ECOMARE, contemplou o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, terminou no final do dia com uma abraço à centena de estudantes cabo-verdianos que na UA se preparam, precisamente, para fazer parte do futuro de Cabo Verde.

 

imprimir
tags
outras notícias