conteúdos
links
tags
Conferências
A 26 de novembro
Evento Sage esgota anfiteatro do DEGEI
Evento SAGE esgota anfiteatro do DEGEI
O primeiro evento Sage Ensino, que decorreu no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI) da Universidade de Aveiro (UA), no dia 26 de novembro, entre as 15h00 e as 17h00, contou com lotação esgotada. Este pode ser o início de uma parceria entre o DEGEI e a SAGE Portugal - Software, S.A.

Afinal o que é na prática um ERP [Enterprise Resource Planning]? Este tipo de software, integrador das várias funções nas empresas, é estratégico e pode levar as empresas a terem vantagem competitiva? Estas foram as questões que motivaram o evento e que levaram à presença de seis docentes (da área dos Sistemas de Informação e da Gestão) e de mais de uma centena e meia de alunos, ao anfiteatro do DEGEI.

A procura do DEGEI por um parceiro tecnológico que mostrasse o ‘lado prático’ deste tipo de Sistemas de Informação encontrou na Sage uma colaboração que se quer de longo prazo. A SAGE Portugal – Software de Gestão respondeu ao desafio e, na tarde de 26 de novembro, proporcionou aos alunos do DEGEI uma visão prática do seu ERP Next, para PMEs, numa sessão de formação e palestra que esgotou o anfiteatro. Este evento contou com a participação de alunos das diferentes áreas do DEGEI, sendo a grande maioria dos cursos de Engenharia de Gestão Industrial (EGI) e Gestão.

Na realidade, os estudantes e docentes das unidades curriculares das áreas de SI, já há algum tempo que vêm reconhecendo a importância de um sistema ERP em sala de aula, de modo a potenciar experiências semelhantes àquelas que os alunos podem vir a encontrar no mercado de trabalho. Igualmente em aulas de estratégia e competitividade já foi estudada a Sage, como caso de estudo de uma tecnológica cotada na Bolsa de Londres e que tem uma forma de crescer muito particular: através de aquisições sucessivas das melhores empresas de software nos diversos mercados internacionais.

Também os estágios realizados por alguns destes alunos, no último ano do seu mestrado, conduzem muitas vezes a atividades onde se vêm envolvidos com este tipo de sistemas, quer do ponto de vista da utilização, quer mesmo do ponto de vista da parametrização (ajuste dos processos da empresa ao software). A vida nas empresas para os jovens em particular é muitas das vezes uma tarefa de detalhe técnico. Mesmo em início de carreira haverá uma forte e crescente ligação a sistemas de informação, como utilizadores mas não só, e o seminário quis mostrar isso mesmo, passando pelas funcionalidades em jeito de simulação de um ERP e sempre com ênfase nas obrigatoriedades fiscais e no papel da Autoridade Tributária, que atribui muita responsabilidade de controlo de transações comerciais às softwarehouses como a Sage.

Desta forma, o que se pretende levar a cabo com a parceria do DEGEI e a SAGE Portugal – Software de Gestão, é criar-se um protocolo de cedência de software para utilização no âmbito do ensino. Este protocolo permitirá ainda abrir outro tipo de portas para os nossos alunos, nomeadamente o acesso a cursos de verão SAGE, com direito a certificado, colocando-os numa bolsa de emprego SAGE, ao qual acedem um número considerável de empresas à procura de jovens talentos.

O sucesso do evento, que deixou os quatro colaboradores da Sage de visita ao DEGEI muito satisfeitos, deveu-se a um trabalho de equipa entre docentes, alunos (e associações) e secretaria do DEGEI.

imprimir
tags
outras notícias